Segurança do Trabalho: Perigos do choque elétrico

Segurança do Trabalho: Perigos do choque elétricoUm choque elétrico ocorre quando uma corrente elétrica de uma fonte externa flui através dos tecidos do corpo humano. Um choque pode ser causado por eletricidade estática ou por contato com uma fonte de energia, como uma bateria ou uma linha elétrica. Quando o fluxo de corrente passa pelo corpo humano, isso causa a perturbação funcionamento normal do sistema nervoso ou, em níveis mais elevados, provoca queimaduras graves à medida que a corrente elétrica atravessa o corpo. Nas indústrias, os riscos e perigos do choque elétrico são enormes, sendo uma das grandes preocupações do setor de segurança do trabalho.

Os seres humanos são muito sensíveis à eletricidade, em grande parte, porque nossos nervos enviam impulsos elétricos para transportar informações. Mesmo a quantidade de corrente gerada por uma bateria de 12 volts é geralmente perceptível pelas partes mais sensíveis do sistema nervoso. Para que uma corrente elétrica seja percebida em forma de um choque, no entanto, esta corrente normalmente precisa ser mais abrupta, como no caso de uma descarga súbita de eletricidade estática do corpo, ou o contato com uma cerca elétrica.

Riscos de choques elétricos Para evitar os riscos de sofrer com choques elétricos em casa ou no ambiente, é preciso tomar certos cuidados, como utilizar calçados com sola de borracha (material isolante) e se certificar de que a rede de energia elétrica está desligada antes de manusear a fiação. Em relação aos profissionais que trabalham em fábricas do setor elétrico, como os eletricistas e técnicos de manutenção elétrica, o ideal é sempre utilizar luvas de proteção especiais, além de outros equipamentos de proteção individual que se destinam a garantir o bem estar do profissional e sua segurança no chão de fábrica.

Outra fonte de perigo de choque elétrico deriva do fato de que o corpo humano é composto em grande parte de água e, portanto, é considerado um condutor de eletricidade. Este fato permite que a eletricidade atravesse o corpo, causando ferimentos e danos graves aos tecidos externos e internos, pois uma forma de calor é ocasionada quando a corrente supera a resistência natural do corpo. Quando uma pessoa é exposta a uma corrente elétrica muito forte, o calor é muito intenso e provoca queimaduras graves por todo o corpo, o que muitas vezes é fatal.

O choque elétrico também pode ser aproveitado para curar o corpo. A eletroconvulsoterapia conta com choques elétricos para repor o estado neural do cérebro, mas, ao longo do tempo, origina problemas neurais. Um choque elétrico também pode ser usado para reanimar o coração humano ou corrigir os batimentos cardíacos.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password