Método de perfuração direcionalO método de perfuração direcional é um processo não-vertical, que envolve a perfuração em qualquer outra direção, além do processo de perfuração diretamente vertical. Esta técnica é especialmente útil nos setores de mineração, onshore e offshore, para o aproveitamento das reservas de petróleo ou de gás que estão localizadas em pontos de difícil acesso. Em outros casos, o ponto pode estar localizado em um pequeno corpo de água, como um lago ou lagoa, onde a instalação de uma plataforma de petróleo flutuante seria onerosa e desnecessária. O procedimento de perfuração direcional oferece diversas vantagens, p que o torna um dos processos de perfuração mais utilizados na exploração de petróleo e gás, por exemplo.

Esta forma de perfuração tem tido uma função muito importante da indústria de petróleo e gás desde a sua introdução na década de 1920. Isto aconteceu quando as empresas de petróleo perceberam que muitos poços de petróleo não poderiam ser acessados de modo vertical, especialmente pela formação de rochas no interior da terra. Alguns anos atrás, o resultado disso foram inúmeras ações judiciais envolvendo a perfuração em reservas de petróleo localizados em propriedades diferentes. Entre todos os problemas legais relacionados, as companhias de petróleo observaram a necessidade de realizar a atividade de perfuração em outras direções.

perfuração direcionalA tecnologia melhorou muito ao longo dos anos, permitindo que os poços sejam perfurados, não só na posição vertical, mas em vários ângulos. Esse fato possibilita o maior alcance de profundidade em maiores quantidades de reservas de petróleo e gás, além de também minimizar os custos de perfuração, pois com apenas como sonda é possível perfurar variadas reservas. Cabe destacar que esta tecnologia é ideal para minimizar o impacto ambiental de uma instalação petrolífera ou da atividade de extração de gás no ambiente. Com perfuração direcional, no entanto, o equipamento pode ser configurado e, portanto, têm menos chances de ocorrer um impacto ambiental.

Desde sua introdução, a tecnologia de perfuração direcional onshore e offshore foi adaptada com a finalidade de aumentar consideravelmente a precisão da perfuração, bem como sua eficiência. Uma das mais úteis tecnologias seriam os sistemas de posicionamento global (GPS), que prevêem a perfuração em uma direção pré-determinada. Com isso, uma plataforma de petróleo pode perfurar com maior precisão, garantindo uma melhor exploração da reserva.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás