A fabricante japonesa Ricoh de equipamentos de escritório divulgou neste dia 1º de julho que irá comprar a Hoya Corporation, dona da marca Pentax de câmera digital, uma vez que pretende expandir seus negócios e seu leque de produtos aos consumidores finais.

As companhias informaram que a Ricoh deverá usar o nome da marca Pentax para seus modelos de câmera digital, enquanto a Hoya vai continuar a empregar a marca Pentax para produtos como endoscópios. De acordo com a Bolsa de Valores do Japão, a Nikkei, o negócio foi fechado em 10 bilhões de ienes (US$ 124 milhões).

A aquisição, a ser concluída em outubro, faz parte dos esforços da Ricoh de ampliar seu portfólio de produtos de escritório, como impressoras, fotocopiadoras e fax. As empresas enfrentam concorrência feroz no mercado de câmeras digitais compactas, o que está pressionando a obtenção de lucros pelos fabricantes de médio porte. A estratégia da Ricoh poderia desencadear um grande realinhamento da indústria, segundo a Nikkei.

A fabricante Ricoh disse que a aquisição foi parcialmente impulsionada por sua crença de que "a fronteira entre os ambientes doméstico e de trabalho vão desaparecer com o tempo, e isso vai se refletir em uma mudança importante no consumo de produtos e serviços".

Em maio deste ano, a Ricoh anunciou que planeja cortar 10 mil empregos em todo o mundo ao longo de três anos para otimizar as operações de negócios, em meio ao surgimento de uma tendência tecnológica impulsionada pelo surgimento de smartphones e computadores tablet. A Ricoh foi duramente atingida pela crise global financeira entre 2008-2009 e pelo fortalecimento da moeda japonesa, e tem lutado para recuperar-se diante da forte concorrência.

A empresa emprega 40.000 pessoas no Japão e 68,9 mil no exterior, e alegou que pretende deslocar mais funcionários para áreas com maior potencial de crescimento, tais como serviços de tecnologia da informação para clientes corporativos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas