Como é realizado o processo de transesterificação de biodieselTransesterificação é um processo orgânico no qual a combinação de um álcool com um éster de álcool produz uma substância diferente, no entanto, este processo pode requerer a adição de um catalisador para facilitar esta modificação. Os catalisadores usados com o intuito de criar esta transição podem ser um ácido ou uma base, e em alguns casos, uma enzima biocatalisadora é usada para iniciar o processo.

O processo químico de transesterificação ácida por que ocorre é bastante rudimentar. Ésteres de álcool são produzidos através da combinação de um ácido com um álcool à base de água e, em seguida, destila-se a mistura para remover a água. Quando um álcool e um éster são combinados com um catalisador, que pode ser ácido, base ou enzimático na natureza, ele começa uma reação química. O catalisador ou doa ou capta um próton, dependendo se é ácido ou básico.

Transesterificação de biodieselO procedimento de transesterificação é usado para muitas finalidades diferentes. Os ésteres são muitas vezes criados com aroma doce e são usados na produção de incensos e perfumes. Os produtos de álcool podem ser utilizados no fornecimento de combustível e energia para equipamentos e para a reação química em diversos outros processos. Em alguns casos, o processo também é empregado para desenvolver produtos herbicidas e outros produtos químicos industriais.

Um dos exemplos mais conhecidos deste processo químico é na criação de biodiesel e de etanol. O biodiesel é um composto químico feito pela transesterificação de óleos vegetais. Os triglicérides, ou gorduras, no óleo são convertidos em combustível utilizável através do processo. Esta forma de transesterificação tem sido aproveitada para fabricar o biodiesel e abastecer veículos de grande porte em alguns países, mesmo antes da Segunda Guerra Mundial.

A transesterificação de biodiesel é uma tecnologia realizada de forma enzimática. A primeira patente sobre o processo foi emitida à Colgate em 1950, mas a pesquisa foi realizada com a técnica de transesterificação muito antes desta data. Grande parte das pesquisas iniciais em relação ao método de transesterificação de biodiesel remonta à década de 1940, quando os esforços de guerra dos Estados Unidos se concentraram em encontrar maneiras rápidas de produzir glicerina para materiais explosivos.


Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia