Quais são os diferentes métodos de deter o aquecimento globalO aquecimento global é  aumento acentuado da temperatura atmosférica da Terra, devido a uma concentração abundante de gases de efeito estufa. Estes gases incluem metano, dióxido de carbono e vapor de água. Em quantidades permitidas, eles agem como filtros solares na atmosférica contra os raios do sol, e aprisionam o calor a fim de criar uma vida sustentável na Terra, o chamado efeito estufa. Neste artigo, discutiremos quais são os diferentes métodos de deter o aquecimento global.

Grandes concentrações de gás, no entanto, levam à geração de calor intenso retido na atmosfera terrestre, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas globais. Embora alguns eventos naturais, como as erupções vulcânicas, desempenhem um papel na emissão de gases de efeito estufa, as atividades humanas têm contribuído para a mudança climática também. Os desmatamentos em grande escala, a queima de combustíveis fósseis, os resíduos industriais e modernos estilos de vida são os principais fatores que causam o aquecimento global.

Estes fatores resultaram na mudança climática global com o aumento dos níveis do mar, mudanças nas precipitações, inundações de rios, expansão dos desertos, desaparecimento de permafrost e geleiras. Se o aquecimento global persistir, a mudança climática pode levar à extinção de certas plantas e espécies animais. O problema do aquecimento do clima deve ser combatido em nível governamental, mas também pelas comunidades e individualmente.

Para deter o aquecimento global, autoridades governamentais do mundo todo adotam políticas de eficiência energética, a fim de diminuir o consumo de combustíveis fósseis e explorar o uso de combustíveis alternativos na indústria e na agricultura. Mas as comunidades e indivíduos podem fazer a sua parte assumindo estilos de vida mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente.

Aquecimento global Em vez de usar os automóveis, contribua reduzindo as emissões de dióxido de carbono por meio do uso de transporte público. Andar de bicicleta e caminhar sempre que possível, além de ser saudável, é uma alternativa ao emprego do transporte individual, que utiliza combustíveis fósseis e polui mais o ambiente. Assegure, igualmente, a qualidade do combustível, mantendo carros bem conservados.

Outra maneira de deter o aquecimento global é economizar energia através da utilização de fontes renováveis de energia, como a instalação de painéis solares ou de turbinas de vento. Em vez de lâmpadas incandescentes, use lâmpadas fluorescentes compactas. É válido também substituir as geladeiras domésticas antigas que necessitam de descongelação por máquinas de degelo automático e que não utilizem o gás Freon.

Desligue televisores e computadores quando não estiver em uso, em vez de colocá-los em modo de espera. Use menos o ar condicionado ou sistema de aquecimento através da instalação de um termostato programável. Eliminar o desperdício de água no banho, fazer a reciclagem de resíduos orgânicos e a reutilização de objetos, tanto quanto possível, são ótimas formas de colaborar com o meio ambiente e impedir o agravamento das mudanças climáticas. Evite, sobretudo, o uso de produtos químicos que contribuam para a degradação ambiental, preferindo os produtos biodegradáveis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente