Para que serve um cortador de jato de águaUm cortador de jato de água é um equipamento projetado para cortar materiais e metais com o uso de um jato de água de alta potência. Os modelos de cortadores de jato de água lidam com uma grande variedade de materiais, e eles têm algumas vantagens distintas quando comparados a outros tipos de ferramentas de corte. Várias empresas fabricam diversos tipos de cortadores de jato de água que podem ser comprados ou alugados, e muitas empresas que utilizam os cortadores em ambientes industriais para executar tarefas como a fabricação de peças personalizadas.

As primeiras versões da ferramenta de corte com jato de água foram desenvolvidas na década de 1950, com base em um jato de água de alta velocidade e altamente pressurizado. Na década de 1970, os engenheiros perceberam que a eficácia de um cortador de jato de água portátil ou de maior porte poderia ser aumentada pela adição de um material abrasivo no jato de água, como areia ou sílica em pó. Os mais modernos cortadores de jato de água trabalham com materiais muito espessos e densas, incluindo cimento e tijolos.

cortador de jato de águaEssencialmente, um cortador de jato de água é tem a capacidade de ejetar a água pressurizada com muita precisão e na direção do ponto de erosão do material. Esses cortadores podem ser usados em muitas aplicações que exijam precisão de corte, uma tarefa que poderia ser difícil de ser executada com outros modelos de ferramentas de corte dispositivos. É importante destacar que esses tipos de equipamentos industriais de corte também são ecologicamente corretos em relação ao meio ambiente, porque eles não geram poluição, e muitos modelos são projetados para reciclar a água, inclusive a água misturada com produtos abrasivos, reduzindo o desperdício e os custos operacionais.

Para os fabricantes, o cortador de jato de água também é útil pelo fato de não criar áreas de fissuras nos materiais que ele corta. Outros tipos de cortadores de jato provocam áreas de ranhuras ao redor do corte que foram danificadas pelo calor gerado a partir do atrito criado durante o processo de corte. Um cortador de jato de água emprega o jato de fria e inerte, evitando o estresse sobre o material a ser cortado. Também não produz poeira, sendo uma opção de instrumento de corte altamente versátil e que pode ser facilmente ajustado, trocando-se o bico do cortador.

Esses cortadores são fabricados em uma variedade de tamanhos para várias aplicações. Os tipos de cortadores de jato de água exigem uma fonte de pressurização, por isso, a maioria dos cortadores é projetada para conectar-se a compressores de ar. Também é importante observar as precauções de segurança, como óculos de segurança, botas e luvas ao usar o cortador, não apontando o equipamento a ninguém.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos