Segurança do Trabalho: Engenharia de Segurança

Segurança do Trabalho: Engenharia de SegurançaA engenharia de segurança é um campo que se concentra na prevenção de acidentes e na redução de erro humano em ambientes projetados ou em projetos de engenharia. Ela pode ser aplicada a muitos setores, incluindo o segmento aeroespacial, plantas de fabricação, obras públicas, mineração, setor automotivo, químico e construção civil.

Alguns projetos aplicam os princípios da engenharia de segurança para prover melhorias em produtos existentes ou para melhorar a segurança e garantir o cumprimento dos códigos dentro dos ambientes industriais ou que oferecem algum risco de acidentes e mortes aos seus trabalhadores.

Os trabalhos de engenharia de segurança são executados dentro de especificações, orientar e códigos. Tanto projetos de pequena escala ligados ao desenvolvimento de produtos quanto projetos de grande escala de infra-estrutura de transportes aplicam os princípios de engenharia de segurança.

No caso de um produto, testes e modelagem de um produto em desenvolvimento podem fornecer mais detalhes a fim de que este produto seja melhorado. Enquanto a engenharia de confiabilidade vai determinar a probabilidade de que um produto ou um sistema possa falhar, a engenharia de segurança identifica os riscos ou perigos para os usuários pretendidos.

Engenharia de SegurançaCabe lembrar que a ocorrência de incidentes, acidentes graves e catástrofes, como quedas de avião, incêndios industriais, mau funcionamento de equipamentos médicos, entre outros, serve de parâmetro aos profissionais de engenharia de segurança, que utilizam estes casos para estudar as falhas nos planos de engenharia de segurança do trabalho.

Quando as medidas preventivas são identificadas e implementadas, os produtos e sistemas podem ser melhorados, e os riscos são diminuídos, reduzindo também as chances de ocorrer acidentes. Documentar acertos ou falhas de testes é uma ação que auxilia os engenheiros de segurança a melhorar a segurança dos processos de modo geral.

O cumprimento de normas de segurança é tipicamente uma preocupação essencial da engenharia de segurança. Se uma prática de risco ou ato inseguro é encontrado em um processo industrial, por exemplo, um engenheiro de segurança pode ser encarregado de rever e atualizar os procedimentos e instruir os funcionários sobre como desempenhar suas funções com mais segurança.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password