O que é manejo florestal sustentável

O que é manejo florestal sustentávelManejo florestal sustentável é uma prática florestal de longo prazo, o que significa que pode ter continuidade num futuro próximo, sem que haja ausência de recursos naturais ou ameaça ao meio ambiente. Esta abordagem à silvicultura e ao manejo florestal é cada vez mais popular em muitas regiões do mundo, inclusive porque a preocupação em relação ao meio ambiente e ao futuro do ecossistema só cresce, levando as empresas que utilizam recursos ambientais a repensarem e replanejarem suas práticas de desenvolvimento de negócios e processos de manufatura.

O manejo sustentável florestal, em geral, é focado na exploração de recursos madeireiros da forma mais eficaz e eficiente possível. A madeira é aproveitada para fazer uma grande variedade de produtos, desde papel vegetal ao material de construção de casas, e há uma procura constante de tais produtos. Historicamente, os silvicultores se focavam, principalmente, em encontrar árvores de boa qualidade e cortá-las, mas com o passar dos anos, cientistas, engenheiros florestais, biólogos e outros especialistas florestais estavam reconhecendo os problemas ambientais associados às práticas de desmatamento, e a partir disso algumas medidas foram tomadas para conservar e repor os recursos madeireiros.

Uma área de manejo florestal sustentável envolve a reposição de recursos através do plantio de árvores, além de promover a criação de áreas protegidas que podem proporcionar um habitat natural para os animais. O processo de manejo florestal também destaca questões como a erosão causada pelos desmatamentos e pelo corte raso de árvores e a perturbação aos animais selvagens em decorrência das atividades de extração madeireira. O método sustentável de manejo florestal visa prever também os impactos de curto e longo prazos sobre o meio ambiente, auxiliando a elaborar planos que permitam obter os recursos naturais sem causar danos permanentes ao ecossistema.

manejo florestal sustentávelPor exemplo, no manejo florestal sustentável, em vez de praticar o corte raso, os silvicultores podem optar pelo corte seletivo, em que as árvores-chave são removidas. Esta prática é mais cara e demora mais tempo, mas é menos nociva ao meio ambiente. Da mesma forma, silvicultores podem optar por adiar o corte de árvores jovens até que elas tenham crescido o suficiente, porque quanto maior a árvore, maior o valor potencial que tem. O manejo sustentável abrange temas como os tipos de combustíveis usados nos equipamentos de exploração madeireira, bem como a gestão da demanda de produtos de madeira.

Esta prática também é aplicada em nações em desenvolvimento, onde os planos de educação em silvicultura e programas de extensão são aplicados para conscientizar a populações sobre o valor dos recursos naturais. Historicamente, os recursos madeireiros no mundo em desenvolvimento têm sido fortemente explorados, muitas vezes por outras nações, e por isso os silvicultores utilizam a técnica de manejo florestal sustentável para proteger esses recursos valiosos por longos anos, garantindo a existência de florestas importantes para a biodiversidade.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password