Para que serve um semicondutor analógico

Para que serve um semicondutor analógicoUm semicondutor analógico é um componente eletrônico que se destina a muitas funções; tanto pode gerar um sinal ou transformar as características do sinal, tais como amplitude, fase e frequência. Os tipos de semicondutores analógicos são classificados como semicondutores analógicos de áudio de baixa potência ou semicondutores analógicos de alta potência, ou de aplicações de radiofreqüência.

Os modelos de semicondutores analógicos são amplamente utilizados em sistemas de potência. O diodo é um semicondutor de dois terminais que converte ou retifica a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC). Vários tipos de reguladores de tensão produzem uma corrente DC limpa, sem ondulações e mantêm um nível de tensão DC preciso. Fontes de alimentação que produzem energia de corrente direta limpa são muito importantes para uso doméstico, comercial, industrial e para prover energia a equipamentos profissional, tais como sistemas de entretenimento, equipamentos industriais e computadores.

semicondutor analógicoOutros sistemas de comunicação de voz com fio também empregam um semicondutor analógico. Tradicionais telefones analógicos que contam com modernos recursos, como viva-voz, utilizam esses tipos de semicondutores eletrônicos analógicos, além de semicondutores eletrônicos digitais, também. A comunicação por transmissão sem fio é possibilitada com os modelos de semicondutores analógicos nas duas faixas de freqüência existentes e com dois tipos de modulação: a modulação de amplitude (AM, ou Amplitude Modulation) e frequência modulada (FM, ou Frequency Modulation).

Muitos sistemas de automação utilizam a tecnologia digital e a analógica. Os sistemas tradicionais de controle de monitoramento fazem uso dos semicondutores analógicos para criar melhores produtos e equipamentos que controlam itens como carros, elevadores e semáforos. Os circuitos analógicos são geralmente conhecidos como dispositivos lineares, e a relação de entrada e de saída desses dispositivos pode ser descrito com toda precisão em uma base linear. Os dispositivos digitais não mostram uma relação linear de entrada para níveis de saída. Em vez disso, os circuitos digitais usam tabelas sequenciais de nível lógico.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password