Reciclagem de produtos solventesA reciclagem de produtos solventes é um processo essencial na indústria, especialmente pelo ponto de vista ambiental e ecológico. Além disso, a reciclagem dos solventes é um método que gera grande economia e diminuição de custas nas plantas industriais. Na reciclagem, os produtos solventes já usados são purificados a fim de que possam ser reutilizados em outras aplicações. Os tipos de solventes já utilizados são colocados em um equipamento de reciclagem específico de solventes, sendo submetidos a um processo que fraciona e destila esses produtos químicos, provocando uma reação dos produtos químicos.

Como já destaca anteriormente, além de razões ambientais para a reciclagem do solvente, o principal benefício é reduzir os custos. Nesse sentido, os laboratórios não precisam comprar a mesma quantidade de solvente, uma vez que esses suprimentos podem ser reciclados, e a quantidade de resíduos a serem descartadas também fica reduzida, não comprometendo o meio ambiente. Esses benefícios são importantes para qualquer indústria que utilize produtos e substâncias solventes, incluindo laboratórios, oficinas de automóveis e empreiteiros de pintura.

Equipamento de reciclagem específico de solventesOs diversos tipos de solventes são comuns no setor industrial, mas também se aplicam no ambiente doméstico, para a limpeza de carpetes, onde são usados produtos químicos. Um solvente é qualquer produto químico líquido, gasoso ou sólido que se dissolve em outro, formando um composto entre os dois produtos químicos. Isso cria uma série de reações, dependendo dos produtos químicos utilizados, mas todas as reações têm uma coisa em comum: o solvente sempre fica sujo após a síntese estar completa. Depois, o composto teria de ser descartado, obrigando a compra de mais solvente e aumentando o custo nas empresas.

A técnica de reciclagem de solvente depende dos processos de fracionamento e destilação. Com o fracionamento, o produto químico é injetado através de pequenos tubos e tratados em diferentes temperaturas para separar o solvente do soluto. O método de destilação é semelhante e funciona da seguinte forma: o composto é misturado em um vapor antes de ser resfriado em um líquido, o que faz com que os produtos químicos se separem, o que faz com que o solvente possa ser coletado. Além das indústrias, quem mais se aproveita do processo de reciclagem do solvente são os laboratórios e hospitais, que trabalham com solventes constantemente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais