Armazenamento de energia térmica

Armazenamento de energia térmicaO armazenamento de energia térmica é um meio de armazenamento de energia para uso posterior, por meio de um reservatório térmico. Há diferentes tipos de reservatórios térmicos, alguns sendo mantidos em uma temperatura mais alta do que o ambiente circundante, e outros sendo mantidos em uma temperatura mais baixa.

O uso de gelo armazenado ou água fria para arrefecer os edifícios ou outros ambientes durante o dia é uma aplicação do conceito de armazenagem de energia térmica. Outra aplicação é o armazenamento de calor a partir de plantas a da captura de energia solar térmica, por exemplo, em uma instalação de armazenamento isolado para posterior aquecimento de edifícios e outros ambientes, ou na produção de água aquecida para uso comercial ou residencial.

A tecnologia por trás do processo de armazenamento de energia térmica é geralmente baseada na capacidade da água de armazenar grande volume de calor ou frio. Essa característica da água é chamada de calor de fusão. Esta é uma medida de quanta energia térmica de calor deve ser absorvida por uma substância para que ela mude do estado sólido para o estado líquido, ou o inverso. Um volume relativamente pequeno de água pode armazenar uma grande quantidade de energia.

Processo de armazenamento de energia térmica Uma das aplicações industriais mais comuns do método de armazenamento de energia térmica envolve os sistemas de ar condicionado de grandes edifícios. Em edifícios comerciais, os sistemas de ar condicionado são muitas vezes os maiores contribuintes para o uso da eletricidade durante o dia, especialmente no verão.

A conversão da energia térmica oceânica é uma tecnologia que faz uso do armazenamento de energia térmica natural existente no mar. Utilizando esta tecnologia, a eletricidade pode ser gerada por uma máquina térmica, que é impulsionado pelo diferencial de temperatura entre águas rasas e profundas. Geralmente, a água nas partes mais profundas do oceano é mais fria do que a água localizada em profundidades menores. Este uso de armazenamento de energia térmica funciona em princípios semelhantes aos utilizados em turbinas, pela transferência de energia térmica em energia de trabalho e, em seguida, em eletricidade.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password