Quais são os diferentes tipos de pedras semipreciosasOs diferentes tipos de pedras semipreciosas são minerais ou compostos orgânicos utilizados em joias e adornos. Essas pedras, extraídas pelo processo de mineração ou produzidas artificialmente, diferem-se dos quatro tipos de gemas cardinais (diamante, safira, rubi e esmeralda), porque são mais abundantes e, portanto, são geralmente menos caros.

A ametista já foi considerada a quinta pedra cardeal, mas descobertas recentes de extensos depósitos na América do Sul levaram a sua reclassificação como uma pedra semipreciosa. Uma grande proporção de pedras semipreciosas é da classe dos silicatos minerais, que compõem 90% da crosta terrestre.

Uma maneira de economizar na compra e na produção de jóias caras, feitas de pedras raras, é substituir as gemas cardinais por pedras semipreciosas de cor similar. O zircão, ou zircônia, que não deve ser confundido com zircônio cúbico, é uma pedra normalmente incolor e que serve de excelente substituto ao diamante.

pedras semipreciosasMuitas famílias reais foram surpreendidas ao descobrir que os tesouros de esmeraldas que eles possuíam eram, na verdade, o peridoto, uma forma de cristal de olivina. Embora de cor verde-amarelada, o peridoto é facilmente confundido com a esmeralda, uma pedra preciosa cara. Uma alternativa à esmeralda é a jade, de cor verde-cremoso, conhecida na China como joia real. Extremamente variável na cor, a jade pode apresentar um tom verde pálido, até verde-maçã com listras leitosas, ou até mesmo um verde mais escuro.

Para quem prefere safiras, existem numerosas pedras semipreciosas como alternativas mais baratas na confecção de jóias, e que não deixam nada a desejar em termos de beleza. A turquesa é uma pedra azul que pode alterar seu tom de acordo com a angulação da luz incidente sobre a pedra. Já a água-marinha, uma pedra semipreciosa da mesma família das esmeraldas, é uma pedra quase translúcida e de tom azul. O topázio é muitas vezes tratado termicamente para criar um azul profundo que é mais uma reminiscência de uma safira.

Em comparação com o rubi, uma pedra preciosa de cor vermelha bastante atraente, pedra granada vermelho-sangue pode ser uma perfeita substituta. A granada varia de um tom de vermelho ao marrom escuro, mas tem muito mais brilho do que o rubi.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração