Brasagem a vácuo em metal mecânicaBrasagem a vácuo é um processo de liga entre metais, assim como acontece com a soldagem, para vincular duas partes metálicas com o uso de um metal de enchimento em uma câmara de vácuo especial. O processo de brasagem é semelhante ao método de solda, mas requer temperaturas mais elevadas para fundir o metal de enchimento. Na técnica de brasagem, o metal de enchimento líquido aquecido flui entre os dois pedaços de metal a serem unidos. Este fluxo de metal fundido é chamado de capilaridade, o que significa que o metal flui através do canal aberto criado pela pequena diferença entre os dois pedaços de metal base. O metal de adição é então resfriado, se solidificando e agindo como um adesivo entre as duas partes metálicas.

Durante o procedimento de brasagem a vácuo, o metal de adição deve ter um ponto de fusão mais baixo do que os metais básicos que devem ser conectados. Os metais de base não são derretidos durante o processo de brasagem, mas são ligados pelo metal de enchimento. Embora o processo resulte em uma fraca ligação em comparação com os processos de soldagem tradicionais, que derretem os metais de base, a brasagem a vácuo produz um vínculo mais forte em relação à brasagem tradicional.

Esta forma de unir os metais se difere da brasagem tradicional porque todo o processo ocorre em um tipo de câmara de vácuo que é habitualmente chamado de forno de brasagem a vácuo. O uso de uma câmara de vácuo para criar soldas garante uma solda limpa e com um vínculo mais forte. Cabe lembrar que a corrosão não se forma dentro de um forno de vácuo, de modo que o processo não requer fluxo para proteger o metal.

Forno de brasagem a vácuo Os produtos fabricados com a aplicação do método de brasagem a vácuo saem da câmara de aquecimento já limpas e brilhantes, porque os baixos níveis de oxigênio no forno de brasagem a vácuo evitam a oxidação e a corrosão. A brasagem por vácuo é comumente usada no caso de metais que podem respondem mal ao fluxo de gases presentes na atmosfera fora da câmara de vácuo. Estes metais incluem o aço inoxidável, o aço carbono e outras ligas.

Além de eliminar a necessidade de fluxo, este processo tem vários benefícios adicionais. O uso de uma câmara de vácuo permite um controle cuidadoso da temperatura no interior da câmara. Isso permite o tratamento térmico ou o endurecimento por envelhecimento do metal durante o processo de brasagem a vácuo, reduzindo assim a quantidade de tempo necessário para a conclusão do produto. O controle de temperatura dentro do forno de brasagem a vácuo aquece todo o metal na câmara até a temperatura de brasagem. Isso reduz o estresse a que os metais comuns e os metais de base são expostos em razão da expansão térmica e da contração, porque toda a peça é aquecida e resfriada no mesmo ritmo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica