Como atua a válvula de drenagemUma válvula de drenagem é um dispositivo mecânico de controle usado para liberar quantidades excessivas ou indesejadas de líquido ou gás a partir de um recipiente de armazenamento, como um tanque ou contêiner. A válvula é normalmente aberta ao se girar um êmbolo, apesar de que algumas válvulas de drenagem são abertas automaticamente quando uma pressão de ajuste ou de temperatura é atingida. Quando a válvula é aberta, o líquido ou o ar escoa do tanque de armazenamento, devido à gravidade ou pressão diferencial.

A válvula de drenagem geralmente consiste de um corpo cilíndrico oco e uma haste. A haste fica perpendicular ao eixo da parte oca do corpo. O líquido ou gás flui através da parte oca do corpo quando a haste estiver aberta. Quando acionado, a haste, ou êmbolo, atua para fechar a passagem através do corpo, impedindo que o líquido ou gás escape. Em alguns projetos de válvula de drenagem, a haste bloqueia o fluxo, enquanto em outros modelos de válvulas, a haste é usada para aumentar ou diminuir uma porta que bloqueia o fluxo. Esta porta pode assumir a forma de um disco ou uma esfera, dependendo da construção da válvula.

Existem diferentes modelos de válvulas de drenagem, variando em complexidade, como os modelos de simples válvulas automatizadas até as válvulas eletricamente controladas. As válvulas de design mais complexo são controladas eletricamente para abrir em horários predefinidos ou em resposta a temperaturas pré-determinadas ou limites de pressão já definidos.

Como atua a válvula de drenagemPode-se considerar que os tipos de válvulas de drenagem, entre eles as válvulas de drenagem eletrônicas, são usados em uma variedade de aplicações. Eles são amplamente utilizados em compressores de ar e linhas de suprimento de ar, por exemplo. Uma válvula de drenagem de ar permite a remoção de condensados potencialmente prejudiciais, tais como água, óleo ou ferrugem. Estes contaminantes acumulam-se ao longo do tempo e levam à obstrução aérea ou o enfraquecimento do tanque de armazenamento.

O excesso de água no sistema poderia causar ferrugem no interior dos tanques de armazenamento de aço. As válvulas de drenagem automáticas são comumente aproveitadas em grandes caminhões com sistemas de travagem a ar para troca de óleo e água que poderia potencialmente causar a falha dos travões.

A válvula de drenagem de água do aquecedor é empregada para retirar a água periodicamente e remover os agentes contaminantes dos aquecedores de água quente. No decorrer do tempo, compostos de cálcio ou outros minerais podem se formar no interior dos aquecedores de água; além disso, sedimentos, como sujeira ou areia, vão se acumulando no fundo do tanque. Isso diminui a eficiência de aquecimento dos elementos de aquecimento e pode eventualmente levar a danos permanentes se não forem combatidos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação