Inspeção óptica automatizada

Inspeção óptica automatizadaInspeção óptica automatizada (IOA) é um sistema de automação capaz de inspecionar visualmente os produtos para checar se eles são perfeitos ou defeituosos. Os sistemas de inspeção óptica automatizada são usados para o controle de qualidade e de padronização em uma variedade de produtos, como peças de automóveis, alimentos e rótulos. Esse tipo de sistema de controle de automação industrial é muito aproveitado na produção de placas de circuito impresso (PCB), por causa da variedade de pequenos problemas que podem comprometer a eficácia de um PCB.

Um programa de IOA usa uma combinação de luz óptica e quer um scanner ou câmera para capturar informações sobre o produto, comparando-o com sua matriz ou com dados digitais. Contar com um software desse nível é importante para as empresas, uma vez que ele facilita a checagem de produtos, deixando o processo mais rápido do que se fosse manualmente. No entanto, as indústrias que criam produtos com muita variação não fazem uso de toda a utilidade do IOA, porque este sistema só pode lidar com produtos similares.

Há alguns, durante o processo de fabricação de algum produto, inúmeros funcionários eram incumbidos de monitorar a manufatura. Manualmente, esses funcionários deveriam procurar defeitos e garantir que todas as peças fossem colocadas corretamente no produto. Apesar de eficaz, a inspeção manual é muito mais lenta e menos precisa do que a inspeção óptica automatizada. Isso ocorre porque o sistema, ao contrário dos inspetores humanos, não tem a fadiga ocular e nem oferecem o risco de uma distração acidental, o que comprometeria todo o trabalho.

sistema de inspeção automatizada óptica O software de inspeção automatizada óptica está disponível para muitos produtos diferentes, e cada produto recebe seu próprio conjunto de instruções de inspeção. Por exemplo, ao inspecionar fruta, um sistema de IOA irá verificar se há variação de cor ou partes já estragadas; em peças de carros, um sistema de inspeção automatizada irá verificar se a peça é do tamanho certo, se está modelado corretamente e se não tem falhas de fabricação. Muitos sistemas de inspeção óptica também checam a soldagem adequada.

Para verificar um produto, as inspeções automatizadas com luz óptica fazem uso desse tipo de luz e de uma câmera ou scanner. A luz é necessária para reduzir o ruído visual e para certificar de que a câmera ou o scanner têm a capacidade de visualizar o produto sem interferências. A câmera é menos eficiente nessa área, portanto, mais de uma pode ser necessária em uma inspeção mais detalhada. Os scanners digitalizam a informação visual e podem facilmente compará-los com modelos ou dados.

Garantir um produto perfeito em termos de funcionamento e padronizado significa que o sistema de inspeção automatizada óptica deve saber o que é um produto perfeito funcionalmente e padronizado. Uma maneira de fazer isso é usar um modelo mestre, digitalizado e comparado com o produto inspecionado. A segunda maneira é apostando em sistema CAD, para que ele possa verificar se o produto se encontra em conformidade com os padrões de produção da empresa.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password