Como são feitos os nanoplásticosOs nanoplásticos são plásticos que contêm aditivos em nanoescala para dar aos materiais demais propriedades complementares. Estas propriedades variam dependendo da aplicação, mas, basicamente, os aditivos em nanoescala podem proporcionar aos plásticos maior leveza e mais força, além de resistência ao calor, aos raios UV, bem como propriedades antimicrobianas, maior capacidade de condução de eletricidade, entre outras propriedades. Os nanoplásticos fazem parte de uma indústria relativamente nova, mas com muitos produtos interessantes teoricamente, que ainda estão sendo estudados e desenvolvidos, incluindo plásticos inteligentes.

Os nanoplásticos são uma grande invenção do campo da nanotecnologia. A nanotecnologia cria maquinaria bioquímica na escala nanométrica. Um nanômetro representa um bilionésimo de um metro, de modo que a nanotecnologia lida com os processos moleculares ou atômicos. Neste nível, as proteínas e outros produtos químicos interagem para formar ligações e realizar processos. A área da nanotecnologia explora os processos naturais através da manipulação direta com a finalidade de criar configurações únicas que podem gerar efeitos profundos na escala macro. Os nanoplásticos contêm a nanotecnologia aplicada aos plásticos.

Os cientistas acreditam que os nanoplásticos industriais vão transformar a vida das pessoas e das empresas em um futuro não muito distante. Futuramente, a indústria de eletroeletrônicos poderá fabricar televisões feitas de nanoplásticos, que terão a capacidade de projetar imagens para fora da tela em direção ao espectador. Aplicado aos automóveis, o nanoplástico poderá ser aplicado à pintura automotiva para reparar pequenos arranhões na lataria.

NanoplásticosPlásticos biodegradáveis, plásticos inteligentes e sustentáveis, que absorvem calor solar e nanoargila, que pode ser moldada para formar qualquer objeto são todas as aplicações hipoteticamente possíveis dos tipos de nanoplásticos. Num futuro breve, no entanto, os modelos de nanoplásticos serão encontrados em materiais tais como equipamentos esportivos, materiais dentários, entre outros.

Atualmente não se sabe muito sobre o nanoplásticos porque a “tecnologia nano” ainda está em desenvolvimento. No entanto, os cientistas afirmam que esta tecnologia vai mudar a maneira como vivemos, porque eles podem incorporar inteligência em objetos inanimados, como paredes, mobiliário e pisos, assim como pode ajudar a população a viver melhor. Os pesquisadores ainda estão tentando implementar os nanoplásticos em estradas, carros, casas, móveis, roupas e outros produtos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação