Como preparar a borracha de uretano

Como preparar a borracha de uretanoExclusivamente usado em aplicações de produção industrial, o uretano pertence a um grupo de borrachas e materiais plásticos que são usados para fazer moldes. A borracha de uretano é amplamente conhecida pelas suas propriedades resistentes à abrasão, além disso, é econômica em termos de produção, é relativamente simples de misturar e aplicar e flexível, uma vez que é formada em um molde. Os moldes de borracha de uretano são então aproveitados em projetos de design industrial, como a replicação de uma escultura ou projetos de estampagem em concreto. Isso faz com este tipo de borracha de uretano seja um dos produtos mais econômicos para produção de moldes de borracha, que podem ser usados em diferentes ocasiões.

Na família do uretano, a borracha de uretano industrial é considerada um dos produtos que apresenta maior capacidade de tração, materiais duráveis e baratos para trabalhar quando comparado com silicone. Enquanto a borracha de silicone não precisa de um agente de desmoldagem, não é tão facilmente resistente à abrasão e por isso é usada em processos de fundição mais delicados. Além de ser resistente à abrasão e à formação de fissuras, a borracha de uretano é reutilizável, mantém a sua forma possui propriedades de maleabilidade.

Quando usado em conjunto com um selante e um agente de liberação, a borracha de uretano pode ser vertida, escovada e pulverizada sobre uma variedade de materiais rígidos para fins de moldagem e revestimento. A borracha de uretano desenvolve uma viscosidade semelhante à água, quando na forma líquida, tornando-se fácil de aplicar. Além disso, tem boa coesão quando misturada com outras formas de borracha de uretano e incorpora bem às fibras e espumas, resultando em um molde de maior textura, quando necessário.

borracha de uretanoAntes de a borracha de uretano poder ser aplicada a uma superfície, deve ser devidamente misturada para assegurar que endureça na consistência correta. Para isso, o aconselhável é seguir os passos indicados abaixo:

Aplicar um agente de liberação na superfície do molde com um pincel pequeno. Deixar o agente de liberação secar por pelo menos 15 minutos. O agente de liberação pode ser comprado em lojas especializadas de vendas de suprimentos industriais. O produto agente de liberação vai permitir que a borracha de uretano endurecida seja removida do molde com mais facilidade.
Misturar a borracha de uretano em duas partes de acordo com as instruções da embalagem do produto, seguindo as especificações do fabricante. Há um tipo de borracha de uretano em spray que não requer qualquer mistura.
Aplicar a borracha de uretano em camadas finas, permitindo que cada camada seque por 10 minutos ou até que se torne opaca, antes de aplicar outras camadas adicionais. A quantidade de camadas necessárias dependerá do projeto.
Permitir que a borracha de uretano passe pelo processo de secagem ou de cura por, pelo menos, 16 horas em um local de temperatura ambiente, antes de retirar do molde.
Armazenar qualquer borracha de uretano não utilizada em um local fresco e seco. A borracha de uretano irá degradar-se rapidamente, então ela deve ser usado o mais rápido possível.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password