A Caterpillar, fabricante de equipamentos pesados para o setor industrial, informou que seu lucro do segundo trimestre cresceu 44%, contabilizando um montante de US $ 1,01 bilhão, mas os resultados ainda ficaram aquém das expectativas dos analistas.

As receitas no período abril-junho de 2011 somaram US$ 14.230 milhões, resultado que a empresa descreveu como o melhor nos últimos tempos. Isto representou um aumento de 37% em relação ao segundo trimestre de 2010, que contabilizou uma receita de $ 10,40 bilhões.

O lucro por ação ficou em 1,72 dólares, não conseguindo atingir as previsões dos analistas de Wall Street, que consentiam em $ 1,79. As ações da Caterpillar caíram 5,7% na abertura do comércio após os resultados serem liberados.

As fortes vendas na Ásia e em outros mercados emergentes - principalmente China - ajudaram a compensar o impacto de uma fraca recuperação econômica nos Estados Unidos, disse o executivo-chefe da Caterpillar, Doug Oberhelman, em comunicado.

"Enquanto observamos algum abrandamento do crescimento na China, as entregas de produtos dos revendedores para os usuários finais subiram no segundo trimestre de 2011, em comparação com o segundo trimestre do ano passado, e cresceram a uma taxa mais rápida do que a indústria global na China", disse ele.

"Em nossa opinião, a China está fazendo um bom trabalho de equilibrar crescimento e inflação, e as nossas expectativas em relação a este país asiático continuam positivas", destacou Oberhelman.

O terremoto e o tsunami ocorridos em março no Japão tiveram um impacto negativo de mais de 200 milhões de dólares no segundo trimestre sobre as vendas da Caterpillar. Com a tragédia, o lucro operacional da empresa baixou em cerca de US $ 60 milhões, de acordo com Oberhelman.

As ações da fabricante Caterpillar, baseada em Peoria, Illinois, que fabrica equipamentos de mineração e construção, são vistas como particularmente sensíveis a tendências econômicas globais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas