Diferentes usos para os solventes orgânicos

Diferentes usos para os solventes orgânicosOs solventes orgânicos são qualquer solvente – ou líquido – que se dissolve por conta própria ou com uso de alguma outra substância que contenha carbono. Há diferentes usos para os solventes orgânicos, mas as formas mais comuns de aplicação desses tipos de solventes envolvem a remoção de tintas e adesivos, mas esses suprimentos também podem usados com inseticidas. Os solventes orgânicos perigosos para o meio ambiente são conhecidos como solventes compostos orgânicos voláteis (VOCs), e são normalmente utilizados somente com base em leis rigorosas de preservação do meio ambiente e de segurança do trabalho.

A indústria de limpeza, bem como as indústrias cujos processos resultem em acúmulo de sujeira, utilizam os tipos de solventes químicos orgânicos para dissolver esta acumulação de detritos. Entre alguns dos solventes utilizados na indústria de limpeza estão a acetona, o n-hexano tetracloroetileno e o percloroetileno.

Na indústria de adesivos, os solventes orgânicos atuam como transportadores de fluidos que ajudam o líquido a permanecer diluído até seu uso. Os tipos de solventes mais comuns aproveitados na indústria como um todo são metiletilcetona, tricloroetano e xileno. Sem o uso desses solventes, os materiais adesivos secariam antes que pudessem ser aproveitados em alguma tarefa.

Compostos orgânicos voláteisSprays e inseticidas líquidos utilizam os líquidos solventes para transportar o veneno de uma vasilha para a área infestada de insetos. Nesse sentido, os solventes orgânicos são usados para garantir que os venenos permaneçam como um líquido puro, e também ajudam a impulsionar o inseticida da embalagem. Organoclorados e organofosforados são solventes utilizados nesta aplicação. A indústria de tintas também faz uso dos solventes orgânicos em diversas aplicações. O tíner, um produto que torna mais fácil trabalhar com tintas grossas, contém o tolueno. O benzeno é um solvente popular para uso em removedores de tinta.

Cabe ressaltar que quase todos estes solventes são compostos orgânicos voláteis, o que significa que são prejudiciais para os seres humanos, animais, plantas e meio ambiente. Por serem produtos tóxicos, a maioria dos países possui normas de utilização dos solventes, e essas normas devem ser respeitadas pelos fabricantes e pelas indústrias. Se uma empresa não atende a esse nível, há orientações para a redução adequada dos componentes voláteis. Trabalhadores que exercem suas funções com esses suprimentos industriais são obrigados a usar equipamentos de proteção para limitar sua exposição a solventes voláteis, afastando qualquer risco de intoxicação e de acidente de trabalho.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password