Manutenção elétrica industrialQuando uma empresa de qualquer ramo e porte depende de máquinas e equipamentos elétricos e equipamentos para aumentar da produtividade e melhorar o fluxo de caixa, é extremamente importante manter essas máquinas inspecionadas e em boas condições de operação e de conservação. A manutenção elétrica industrial, ou manutenção de equipamentos elétricos, inclui todos os tipos de manutenção realizados em uma planta industrial, sendo eles a manutenção preventiva, preditiva e corretiva (planejada ou não planejada).

A manutenção elétrica de determinados equipamentos só deve ser executada por um profissional regularmente pelo treinado e experiente, lembrando que os eletricistas e mecânicos de manutenção elétrica são capazes de detectar problemas elétricos antes que se tornem graves entraves para os processos de manufatura, atingindo também a lucratividade da empresa.

Ao elaborar um planejamento de rotina de manutenção, que abranja o uso de tecnologia avançada e conte com especialistas técnicos, as companhias do setor industrial conseguem, de modo eficaz, gerenciar seus ativos dentro da planta industrial e manter os equipamentos industriais e máquinas sempre um nível ótimo de confiabilidade. Dessa forma, a probabilidade de uma máquina apresentar falha e comprometer a produção é quase mínima. Leia mais para conhecer os benefícios da manutenção preventiva de equipamentos elétricos, bem como o uso da termografia infravermelha com o objetivo de detectar problemas elétricos.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Economizando tempo e dinheiro em manutenção elétrica

Um programa de manutenção preventiva elétrica e de manutenção corretiva elétrica eficaz envolve o planejamento de inspeções de rotina e testes de elétrica em uma base regular, garantindo todos os equipamentos e máquinas da planta industrial estejam sendo constantemente verificadas, seja para prevenir falhas ou para corrigi-las a tempo. Mesmo pequenos problemas elétricos podem se tornar um grande motivo de dor de cabeça aos gestores se não forem identificados por muito tempo, levando a reparos de emergência e à paralisação das linhas de produção visando à reposição de peças caras. Em uma economia global desafiadora que exige baixo custo de produção em massa em tempo hábil, a interrupção da produção devido à falha do equipamento pode ter amplos reveses.

Execução de manutenção elétrica industrial

Execução de manutenção elétrica industrial

Segurança no local de trabalho da manutenção

Aplicar a atividade de manutenção elétrica preventiva no chão de fábrica não só economiza tempo e dinheiro, mas também preserva a segurança dos trabalhadores que atuam direta e indiretamente com os equipamentos elétricos. Manter o funcionamento correto e seguro do equipamento afasta bastante os riscos de acidente de trabalho. A falha do equipamento elétrico acarreta alguns perigos, como os incêndios e explosões, expondo os trabalhadores a ferimentos graves e ao risco de morte. Por isso, as máquinas devem ser inspecionadas com frequência para identificar potenciais problemas e impedir que se transformem em perigos no local de trabalho.

Utilizando a termografia infravermelha

O uso da termografia infravermelha (IR) é fundamental na qualidade e na eficiência da manutenção preventiva em ambientes onde existam equipamentos e circuitos elétricos. Todos os objetos irradiam energia térmica, ou calor, e as câmeras de infravermelho são capazes de detectar a radiação de calor emitida a partir de qualquer objeto, captando as imagens por meio do "calor". Através de uma gama de cores, essas imagens apresentam pontos quentes que não são percebidas a olho nu. A termografia é usada para revelar circuitos soltos, falhas do equipamento e riscos de segurança.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção