SKF fecha contrato de manutenção por performanceO grupo SKF fechou seu primeiro contrato de manutenção baseado em performance na área de siderurgia. O contrato, firmado com a Siderúrgica de Barra Mansa, do Grupo Votorantim, abrange o conceito IMS (Integrated Maintenance Solution), que se caracteriza pelo fornecimento de produtos e serviços SKF, e tem como objetivos principais diminuir os custos e aumentar a produtividade na linha de produção. O principal desafio da SKF em Barra Mansa é aumentar a confiabilidade da planta e minimizar as paradas de máquina relacionadas a problemas de rolamentos e lubrificação e que provocam perdas de produção.

Fazem parte do contrato, que tem duração de cinco anos, a gestão e o monitoramento de todos os equipamentos rotativos da siderúrgica, incluindo a aciaria elétrica, os laminadores e a área de utilidades. A SKF será responsável ainda pelo fornecimento de rolamentos e acessórios, bem como a gestão do estoque desses produtos. O diretor da Divisão Reliability Systems, Carlos Alberto Fernandes, acompanhará todo o processo junto ao engenheiro Antônio Sergio Castro Martins, da equipe de manutenção da Siderúrgica Barra Mansa.

A SKF terá uma equipe trabalhando "full time" dentro da siderúrgica com objetivo de desenvolver atividades como coleta e análise de vibrações, lubrificação, análise de falhas de rolamentos, entre outros. Além disso, uma equipe de engenharia de confiabilidade, alocada remotamente, acompanhará o contrato de forma a elaborar os estudos de melhoria.

A planta da Siderúrgica Barra Mansa produz aços longos e está localizada na cidade de Barra Mansa (RJ). Com produção de cerca de 450 mil toneladas de aço/ano, a SBM tem como principal matéria-prima a sucata, cerca de 70% do total.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas