Vantagens do uso de tanques de armazenamento de produtos químicosOs tanques de armazenamento de produtos químicos são grandes compartimentos usados para a contenção de produtos químicos líquidos variados. Estes recipientes de armazenagem são importantes em muitos casos, e especialmente quando os produtos químicos podem ser materiais perigosos e quando eles podem proporcionar consequências negativas para o meio ambiente. Uma fábrica que trabalha com produtos químicos, normalmente, precisa manter quantidades armazenadas de produtos químicos especiais, abrasivos e tóxicos, seja para pesquisa, para oferta a outras empresas ou para uso interno durante a produção.

Isto significa essas empresas devem encontrar maneiras de armazenar os produtos químicos sem o risco de contaminação, nem do próprio líquido quando do ambiente circundante. Esta tarefa pode ser complexa caso os produtos químicos necessitem ser guardados em grandes quantidades; pior ainda se eles forem corrosivos. Assim, existem muitos tipos diferentes de tanques de armazenamento para produtos químicos e muitas soluções diferentes para resolver os problemas de armazenagem nas plantas industriais, usinas e grandes galpões de logística.

tanques de armazenamento de produtos químicosQualquer modelo de tanque industrial de produtos químicos habitualmente é fabricado com base em materiais resistentes - especificamente os materiais que são resistentes aos produtos químicos particulares que estão sendo armazenados. Assim, grande parte dos fabricantes de tanques e compartimentos de armazenagem produz tanques de polietileno e tanques de armazenamento de plásticos de alta resistência. O tipo de plástico ou termoplástico vai depender do produto químico a ser contido no recipiente. A construção do tanque deve permitir que ele opere dentro dos requisitos mecânicos da aplicação.

Quando são destinados à contenção de produtos corrosivos e químicos mais pesados, os tanques industriais têm que suportar outros fatores tais como temperaturas extremas (por exemplo, quando se trabalha com nitrogênio líquido) ou calor extremo. É preciso também levar em conta a necessidade de movimentação do compartimento (especialmente se o produto químico precisa ser transportado) e pressão, entre outros. Ao mesmo tempo, um tanque de armazenamento bem projetado não será apenas eco amigável e capaz de conter a substância e seus derivados, mas também vai ser bastante econômico, utilizando os materiais mínimos necessárias na sua construção a fim de reduzir os encargos de uma fábrica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística