Como armazenar produtos químicos perigosos na indústriaSe uma determinada empresa trabalha com produtos químicos, armazená-los com segurança é algo primordial, mas pode gerar alguns entraves. Os maiores problemas com relação ao armazenamento de produtos químicos envolvem o tipo de produto a ser armazenado, o tempo de armazenagem, o espaço onde isso ocorrerá, os riscos de contaminação do produto ou pelo e quais medidas entrarão em vigor em caso de acidentes. Por isso é tão importante conhecer a fundo as medidas de como armazenar produtos químicos perigosos na indústria ou em qualquer outro ambiente.

Aos armazenar os produtos químicos corretamente e com segurança é possível evitar vazamentos acidentais, explosões e incêndios. Mas como alguns vazamentos e outros incidentes são quase inevitáveis, lidar com essas dificuldades é também uma parte importante dos procedimentos de segurança nas plantas industriais.

A melhor forma de manter qualquer tipo de produto corrosivo, tóxico ou abrasivo bem armazenado requer um bom planejamento. Neste planejamento, além dos requisitos já citados anteriormente, outros fatores devem ser considerados, como a necessidade de movimentação dos produtos, as condições de temperatura, de pressão e tipos de compartimentos de armazenagem que serão aproveitados.

Tipos de produtos químicos tóxicos O tipo de material de fabricação do tanque de armazenagem precisa ser compatível com as características dos produtos químicos. Na identificação do tanque, deve haver informações que indiquem se o produto é perigoso, tóxico, e que medidas são necessárias em caso de acidente. É importante também segregar alguns produtos químicos, pois existem alguns que, quando misturados, causam reações de explosões.

Muitos tipos de produtos químicos tóxicos devem ser armazenados em áreas bem ventiladas, que tenham pisos sólidos e prateleiras e sem luz solar direta. Isto significa que, em caso de acidente, a fumaça não vai recolher o produto químico e ele não será absorvido pelos materiais em torno dele. (Uma vez que é absorvido, será quase impossível de remover, tornando toda a área perigosa por um período indefinido de tempo).

A sala de armazenamento utilizado deve ser bloqueada, com acesso limitado ao pessoal treinado para lidar com cada produto, tanto no manuseio quanto no controle de danos. Certifique-se que os recipientes usados realmente se adéquam ao tipo de produto químico. Muitos produtos químicos têm necessidades diferentes. Um procedimento muito comum, que talvez seja o mais fácil de esquecer, é verificar se as tampas dos recipientes estão fechadas correta e hermeticamente.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística