A Perkins Motores do Brasil, integrante do grupo Perkins Engines Company Limited - uma das maiores fabricantes de motores diesel e a gás em todo o mundo - firmou acordo com a Caterpillar Inc e a Nacco, entre outros fornecedores americanos, para a exportação de 10 mil motores diesel de 4 litros ao mercado norte-americano.

"Esta primeira exportação posiciona nossa fábrica de Curitiba como uma importante fonte de motores dentro da estratégia global da empresa. Em apenas um ano de operações, a fábrica brasileira atingiu níveis internacionais de excelência em termos de qualidade e competitividade, tornando-se apta a fornecer para um mercado altamente exigente, como é o caso dos Estados Unidos, em um curto período de tempo", afirma Howard Beeken, diretor de vendas e marketing. "As exportações irão atender principalmente a fábrica de Clayton da Caterpillar, localizada na Carolina do Norte, e a NACCO, fabricante das empilhadeiras Hyster e Yale", acrescenta Beeken.

Os motores fabricados pela Perkins no país atendem tanto às exigências do mercado brasileiro quanto às mais recentes legislações da Europa e dos EUA, que regulamentam as emissões em veículos fora-de-estrada. "Estamos sendo reconhecidos pela qualidade de nossos processos e mão-de-obra dentro da corporação e também pela nossa capacidade de entrega", declara José Moreira Neto, diretor-geral da fábrica de Curitiba.

Desde o início das suas operações no país, em 2003, um grande programa de nacionalização vem sendo desenvolvido para aproveitar as oportunidades do mercado brasileiro, que conta com fornecedores de componentes de alta qualidade que, inclusive, já estão fornecendo seus produtos diretamente para a Perkins, na Inglaterra.

No Brasil, a Perkins produz motores com potência de 70 HP (52,2 kW) a 182,5 HP (136,1 kW) para equipamentos fora-de-estrada dos segmentos agrícola, industrial e de construção. Esses motores são produzidos em um ambiente de alta tecnologia, voltado à busca da excelência na manufatura, como zero defeito e metodologia 6 Sigma.

A empresa é certificada pelas normas ISO 9001 e QS 9000. Atualmente, a empresa conta com 88 empregados e deve chegar a 130 este ano.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial