O que são entrepostos aduaneirosOs entrepostos aduaneiros são armazéns onde os bens tributáveis podem ser armazenados sem necessidade de pagamento de taxas adicionais. Para os importadores, há uma série de vantagens em utilizar os entrepostos para os serviços de armazenagem e logística, o que torna um entreposto uma excelente opção de local de armazenamento em muitos portos em todo o mundo. Os governos locais têm leis diferentes sobre como tais armazéns são administrados e sobre como eles podem operar.

Um entreposto aduaneiro, também conhecido como armazém alfandegado, é um enorme galpão onde os bens são depositados sem que um importador ou um agente precise pagar algum imposto ou taxa sobre esse serviço. Se o importador decide vender as mercadorias para reexportação, os impostos não serão incorridos. Da mesma forma, se os bens são destruídos, a obrigação de pagar taxas também não existirá. Se as mercadorias importadas são colocadas à venda, no entanto, os direitos aduaneiros serão executados.

entrepostos aduaneirosMuitos importadores apreciam a flexibilidade do sistema de armazenagem e logística dos armazéns alfandegados, pois, dessa forma, os produtos, com os impostos já abatidos, ficam no entreposto até que possam ser comercializados ou exportados, sem nenhum outro custo adicional para os exportadores. O pagamento de taxas na importação de produtos variados também pode ser caro, mas o uso dos serviços dos armazéns alfandegados permite que os importadores tenham acesso rápido às mercadorias, ao invés de ter de pagar direitos de antecedência.

Funcionários aduaneiros também usar armazéns alfandegados para armazenar bens apreendidos ou confiscados enquanto decidem qual o procedimento legal devem seguir em relação aos bens e mercadorias, garantindo assim que as pessoas não pagam impostos sobre produtos que não podem usar. Alguns armazéns alfandegados são operados pelo governo. Outros são geridos por empresas terceirizadas, que alugam o armazém, e em alguns casos eles podem assumir a responsabilidade pelo pagamento de impostos, enquanto em outros casos, o importador ou agente que trata do armazenamento é responsável por isto. As empresas de importação / exportação podem manter seus próprios entrepostos para sua própria conveniência e para oferecer uma vantagem aos seus clientes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística