Como usar um forno de fundição elétricaUm forno de fundição elétrica é um equipamento usado para derreter o ferro, minérios e outros materiais até que eles atinjam o estado líquido e possam ser despejados em moldes ou adicionados a outros materiais diversos para criar certas ligas. Ao utilizar a eletricidade na geração do calor necessário ao derretimento dos materiais, o forno de fundição elétrica é um equipamento eficaz e que é encontrado no mercado industrial em lojas especializadas e em certas indústrias.

Os fabricantes de fornos de fundição elétrica produzem esses tipos de fornos em diversos tamanhos e modelos, e com capacidades de operação variadas. O forno permite o derretimento de uma pequena quantidade de material até o derretimento em larga escala de material suficiente a fim de produzir uma viga de aço sólido do tamanho de um moderno automóvel.

Enquanto as versões menores do forno de fundição elétrica operam com uma pequena resistência elétrica, o tipo mais popular de forno elétrico de fundição de grande porte é o forno a arco. Ambos os modelos de fornos de fundição elétrica operam em corrente elétrica, no entanto, os dois estilos de fornos empregam métodos de aquecimento para derreter completamente diferentes materiais.

forno de fundição elétricaA versão menor do forno de fundição elétrica faz uso de uma resistência elétrica que aquece o recipiente de fundição. Como os materiais permanecem no recipiente de fundição, a temperatura começa a subir, fazendo com que posteriormente os produtos se derretam. Uma vez derretido, o material no recipiente de fundição é despejado em um molde ou outro dispositivo semelhante para ser usado pelo operador.

O forno elétrico a arco usa um método completamente diferente de reduzir sólidos em líquidos no interior do forno. Grandes eletrodos são colocados através da tampa do caldeirão do forno e se projetam no recipiente. Alguns materiais são então colocados dentro do caldeirão, que é coberto com uma tampa própria. Uma carga elétrica é enviada através dos eletrodos do forno de fundição elétrica e os materiais no interior do caldeirão tornam-se o elemento de aterramento para os eletrodos.

O calor é retido no forno de fundição elétrica pela tampa. vez que os materiais dentro do caldeirão são derretidos, o arco continua a se propagar entre os eletrodos e o metal líquido. Uma vez completamente derretido, o material é derramado em moldes para permitir que o líquido se solidifique em pedaços de metal. Os eletrodos podem ser trocados quando gastos, desapertando a seção e substituindo-a por uma nova seção de eletrodo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos