Dicas de manutenção hidráulica industrial

Dicas de manutenção hidráulica industrialAs indústrias executam a manutenção padrão em componentes hidráulicos que conferem a potência de muitas máquinas diferentes em suas operações comerciais. Engenheiros, supervisores de primeira linha e técnicos de lubrificação executam esta manutenção em componentes hidráulicos tais como bombas, cilindros, atuadores e válvulas rotativas. A manutenção adequada sobre estas máquinas envolverá verificações de rotina, análise de óleo, cuidados e mudança de fluidos. Confira algumas dicas de manutenção hidráulica industrial.

Lista de verificação de mantenção de rotina

A manutenção hidráulica de rotina semanal pode envolver até 10 itens de verificação que vai fazer rapidamente uma varredura do sistema hidráulico. Parte desta lista de verificação consiste em averiguar o fluido dos óleos e a adição de óleo através de filtros portáteis (se necessário), avaliar todos os filtros de respiro, tampões; inspecionar o filtro de indicadores e medidores; e verificar todas as mangueiras do sistema, conexões de tubos e canos para evitar vazamentos e desgastes. Com esta lista de 10 pontos, a equipe de manutenção pode minimizar os custos de reparação, identificando rapidamente problemas menores.

Cuidados com o fluido hidráulico

O pessoal responsável pela manutenção na indústria executa a manutenção do fluido hidráulico como um dos cuidados mais importantes para os seus sistemas. Sistemas hidráulicos dependem desse líquido para transmitir a pressão e a energia, minimizar o desgaste e o atrito, lavar as partículas de sujeira e proteger as superfícies contra ferrugem. Para manter as operações do sistema adequadas, as equipes de manutenção realizam um procedimento simples de manutenção de quatro etapas relativas aos cuidados do fluido. Estes procedimentos envolvem controlar a temperatura do sistema, selecionando o grau adequado para os fluidos hidráulicos; manter os sistemas limpos, impedindo a entrada de contaminantes; manter o fluido limpo, armazenando os líquidos novos em áreas protegidas; e ter um programa de análise de óleo, exigindo verificações anuais críticas dos sistemas hidráulicos.

Manutenção hidráulica industrialSubstituição de fluido hidráulico

O pessoal de manutenção pode realizar a substituição dos fluidos dos sistemas hidráulicos para garantir a continuidade do trabalho, sem qualquer problema. Tal processo consiste em drenar o sistema, limpando o reservatório com panos sem fiapos, fazendo a limpeza dos elementos filtrantes, filtros e caixas; e realizando a recarga do sistema com novo fluido. Para sistemas com depósitos elevados de formações de lama ou de verniz, podem ser usados líquidos de limpeza baseados em petróleo.

Precauções de segurança

É essencial contratar equipes comprometidas com as precauções de segurança mais restritas relativas à manutenção hidráulica industrial. Os sistemas hidráulicos contêm elevadas temperaturas e pressão durante as operações de produção. Portanto, o alívio da pressão do sistema e seu desligando antes de se abrir qualquer parte do sistema pode minimizar os acidentes.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password