Como funciona um tanque de compensaçãoUm tanque de compensação é normalmente anexo a um sistema pressurizado projetado para acomodar mudanças de pressão. O propósito de um tanque de compensação industrial é neutralizar as oscilações na pressão e evitar falhas no sistema, além de outros problemas. Estes dispositivos podem ser usados em diferentes tipos de sistemas, que vão desde as linhas de combustível em veículos aos sistemas usados para regular os níveis de água em piscinas.

O tanque de compensação está ligado no ponto mais alto do sistema. Quando sobe a pressão, os fluidos forçados para cima são direcionados ao tanque, em vez de chegar o sistema. Com base no exemplo de uma piscina, se várias pessoas saltarem de uma vez, a água flui para as calhas e sobe para o tanque de compensação, em vez de escapar para fora da piscina. A capacidade de acomodar um aumento súbito da pressão é crítica em relação aos sistemas fechados como os radiadores, em que o aumento da pressão não pode ser ventilado e causaria uma ruptura.

tanque de compensaçãoSe a pressão cai, de repente, o tanque pode preencher com uma reserva de líquido até que a pressão seja equalizada novamente. Os tipos de tanques de compensação ligados a linhas de combustível em veículos, por exemplo, intervém e fornecem combustível ao motor, se houver uma interrupção na linha de combustível. Se por um lado o tanque não pode manter o sistema funcionando sempre, este equipamento pode estabilizar o sistema por tempo suficiente para corrigir um problema ou trazer o sistema para um ponto seguro até que aconteça a inspeção, manutenção e a reparação.

O projeto de construção de um tanque industrial de compensação é dependente do sistema ao qual o equipamento está associado. O dispositivo normalmente tem um conjunto de válvulas visando a controlar os movimentos de fluidos e gases do tanque, e que pode ter uma ajuda de emergência da válvula projetada para liberar a pressão em caso de um incidente. Tanques de pico também são aproveitados para sangrar o ar para fora de um sistema; conforme o ar sobe ao topo, vai sendo expelido do tanque, enquanto uma válvula de fluidos atua com segurança dentro do sistema.

Ao instalar um tanque de compensação, é importante avaliar o projeto ideal para cada sistema. Caso o tanque não esteja equipado adequadamente ou não seja suficientemente forte, uma falha catastrófica pode ocorrer. Muitos fabricantes produzem tanques projetados para diversas aplicações e é possível encomendar modelos personalizados de tanques de compensação para configurações particulares, no caso em que há uma necessidade especial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos