Como acontece a delaminaçãoA delaminação é o que acontece com um material compósito quando suas camadas começam a se separar. A delaminação é causada por um enfraquecimento das ligas que mantêm as camadas unidas, e muitas vezes isso significa que a liga adesiva está se degradando. Uma vez que isso acontece no interior de um material de metal, não necessariamente este material demonstra algum sinal de desgaste, tornando a sua quebra totalmente inesperada.

Um material compósito é qualquer material feito de várias substâncias. As peças constituintes são unidas tanto fisicamente quanto quimicamente, ou através do uso de adesivos. O objetivo de produzir um composto com essas características é fazer com que o item possua propriedades superiores às de quaisquer outros materiais constituintes.

Em muitos casos, uma substância composta é formada por camadas bastante aderentes, como é o caso da madeira compensada. Em outros casos, os materiais são simplesmente vários itens que compõem um todo maior, como o concreto armado. Independentemente da construção real do compósito, todos eles sofrem de algum tipo de delaminação.

Os materiais compósitos são comuns na construção civil, especialmente com a aplicação de técnicas de construção modernas. Vários tipos de plásticos e de vidro recebem uma camada de fibra de carbono dentro deles para lhes oferecer uma maior rigidez.

DelaminaçãoEstas substâncias são unidas de alguma forma. O processo de delaminação começa quando as ligas que mantém as camadas de materiais juntas começam a quebrar. Em alguns casos, este processo começa quase que imediatamente. Por exemplo, muitos materiais à base de cola perdem a aderência quase desde o momento em que são feitos.

Vários fatores aumentam a velocidade de delaminação, com maior destaque para as oscilações de pressão e de temperatura, que causam fissuras e desgaste em certos materiais compósitos com muito mais rapidez. Por exemplo, os adesivos são particularmente suscetíveis à umidade, e os compósitos conectados a eles são fracos contra impactos.

Em muitos casos, é possível dizer que a delaminação está ocorrendo em uma substância pela forma como emite sons quando é atingida. A maioria dos compósitos irá responder com uma ressonância alta. Um composto que passou pelo processo de delaminação ressoará em nível mais baixo. Este é o resultado das falhas que ocorrem no interior do material.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica