ABB fornecerá sistema de conexão de energia eólica offshore

A operadora da rede de transmissão TenneT, uma empresa holandesa-alemã concedeu à ABB uma encomenda no valor de cerca de US $ 1 bilhão para fornecer um sistema de conexão de energia em parques eólicos localizados no Mar do Norte até a rede continental alemã.

Este é o maior projeto encomendado relativo à transmissão de energia na história da ABB, que vai implantar o maior sistema HVDC do mundo offshore (de alta tensão em corrente contínua), com uma classificação de mais de 900 megawatts (MW), mantendo as perdas elétricas em menos de 1% por estação de conversor, disse a empresa.

Após ser concluída, a ligação entre os parques eólicos offshore e a rede continental será capaz de fornecer eletricidade limpa gerada pelo vento a mais de 1,5 milhões de domicílios.

A tecnologia da ABB de transmissão HVDC Light vai transportar 400 MW de energia de parques eólicos para uma estação marítima conversora HVDC, que irá transmitir a eletricidade para a estação em terra HVDC, em Dörpen, na costa alemã, por intermédio de 135 quilômetros de cabos submarinos e subterrâneos. Uma estação conversora aqui vai alimentar a rede do continente.

“A energia eólica offshore está emergindo como uma importante fonte de grande escala de energia renovável na Europa, com a finalidade de ajudar a cumprir as metas de menos emissões e reduzir o impacto ambiental negativo”, disse Peter Leupp, diretor da divisão de Sistemas de Potência da ABB.

Programada para entrar em operação em 2015, essa rede offshore (no mar) ajudará a evitar mais de três milhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono por ano, e atenderá a demanda energética em uma margem de 8%. Os planos são para essa margem dobre até 2020.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password