Vantagens no uso do cortador de plasma para serviços de corteUm cortador de plasma é uma ferramenta relativamente fácil de usar para cortar aço e outros metais eletricamente condutivos. Esses modelos de cortadores industriais utilizam um arco de alta tensão elétrica e um gás comprimido, normalmente o ar. Um arco elétrico gerado por um eletrodo interno ioniza o gás que passa através de um bocal, criando um arco de plasma concentrado na ponta da lâmina.

O contato do arco com a superfície metálica gera um circuito de alta temperatura que derrete uma seção inferior a 1 / 16 "(1,6 milímetros) de largura. A força do fluxo de plasma, literalmente, sopra a área de fundição sobre a peça de trabalho, criando um corte limpo e com pouca ou nenhuma escória. O arco de plasma é injetado através do bocal a uma velocidade de até 20.000 metros por segundo, e em temperaturas tão altas quanto 16.600 graus Celsius.

Os cortadores de plasma portáteis de 110 volts produzem de 12 a 35 ampères. Para simplificar a sua utilização, estas máquinas, muitas vezes apresentam compressores de ar. Os cortadores maiores, com capacidade de 220 volts, produzem entre 50 e 80 ampères.

cortador de plasma para serviços de corteUma das vantagens de usar um cortador de plasma é que a superfície do metal fora da área de corte permanece relativamente fria, o que impede os danos por deformação e ranhuras na pintura, inconvenientes que podem ocorrer com os maçaricos. A fina zona afetada pelo calor (ZAC) também permite o uso de modelos cortadores para cortes precisos em linhas curvas. Cabe destacar que os cortadores de plasma automáticos são até cinco vezes mais rápidos do que os maçaricos tradicionais e não dependem altamente dos gases inflamáveis.

Apesar das vantagens oferecidas pelos diversos tipos de cortadores de plasma, incluindo os cortadores de plasma automáticos, pneumáticos e os cortadores portáteis, existem algumas desvantagens. O bocal do cortador, por vezes, exige a substituição frequente em razão do desgaste, o que aumenta o custo de operação do equipamento. Materiais não condutores, como madeira ou plástico, não podem ser cortados com a aplicação dos cortadores de plasma.

Outra pequena desvantagem é que o arco de plasma normalmente deixa um chanfro na borda do corte de 4-6 graus, embora esse ângulo seja quase invisível em um material mais fino; contudo, é perceptível em partes mais espessas. Nesse caso, os maçaricos de gás combustível são considerados mais eficazes do que os cortadores de plasma de aço.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos