O que é um separador centrífugo

O que é um separador centrífugoUm separador centrífugo é uma máquina que usa força centrífuga, gravitacional e inercial para dividir duas ou mais substâncias. Este dispositivo pode ser usado para soluções separadas, misturas gasosas, ou em outras matérias que podem ser fisicamente separadas. O processo de separação centrífuga ocorre quando uma mistura na câmara do aparelho é girada muito rapidamente, e os materiais pesados normalmente reagem de forma diferente dos materiais mais leves. Os separadores centrífugos têm uma grande variedade de aplicações, em muitas indústrias.

Quando uma mistura entra na câmara giratória de um modelo de separador centrífugo, substâncias distintas dentro da câmara são afetadas de maneira diferente pela força criada. Por exemplo, a força gravitacional geralmente puxa partículas mais pesadas para baixo mais rapidamente do que as partículas mais leves, e a força da inércia afeta a mistura conforme ela gira. Um a vez que as substâncias separadas, elas podem ser coletadas de várias maneiras. Às vezes, são recolhidas mecanicamente, mas, outras vezes, são separadas fisicamente. Um método de fazer isto é através da triagem.

As partículas sólidas mais pesadas são muitas vezes deixadas em repouso ao deslizarem pelas paredes do separador e ficarem depositadas no fundo do equipamento. Geralmente, um gás pode ser purificado com a retirada de partículas. O gás é então coletado, à medida que sobe até o topo e através de uma abertura de saída no separador centrífugo. Líquidos de viscosidades e pesos diferentes são divididos em câmaras diferentes de um separador conforme a máquina se move.

Tipos de separadores centrífugosAlgumas das aplicações em que um separador centrífugo é normalmente aproveitado incluem a divisão de areia e de cascalho, além de óleo e água. As indústrias de alimentos e bebidas costumam usar essas máquinas na fabricação de xaropes, açúcares e licores de malte. Fabricantes de tintas e vernizes também empregam estes tipos de separadores centrífugos, assim como os fabricantes de produtos farmacêuticos, fabricantes de ração animal e as indústrias de cerâmica e de abrasivos.

Um tipo particular de máquina, conhecido como um separador centrífugo de água, é frequentemente usado na remoção de água do ar comprimido. Isto é importante porque a água no ar pode causar a ferrugem em componentes de metal de um compressor, e em qualquer máquina conectada ou em ferramentas que utilizam o ar comprimido. Normalmente, qualquer condensado é girado para fora do ar por um separador, e coletado em tigelas onde é então bombeado para fora do compressor.

Como a tecnologia do separador centrífugo tem progredido, novas aplicações têm sido encontradas para a sua utilização. Existem dispositivos conhecidos como ultra-centrífugos que estão sendo usados para separar moléculas maiores em seus componentes. Este avanço da tecnologia é particularmente útil na indústria farmacêutica.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password