Gestão de resíduos de plásticoGestão de resíduos de plástico é um termo coletivo para várias abordagens e estratégias utilizadas na reciclagem de materiais plásticos que seriam despejados em aterros sanitários, ou corpos de água, contaminando o meio ambiente. A idéia por trás deste tipo de gestão de resíduos é utilizar os materiais descartados para a fabricação de novos produtos de plástico sem a necessidade de realmente gerar mais materiais plásticos. Esta medida pode ajudar a reduzir custos de produção, bem como proteger o meio ambiente.

Muitas indústrias brasileiras e estrangeiras participam de algum tipo de programa de gestão de resíduos plásticos. Alguns desses projetos são especificamente orientados à coleta de itens de plástico visando ao posterior processo de reciclagem. Por exemplo, muitos supermercados incentivam os clientes a contribuir com o meio ambiente, evitando o uso dos indesejáveis sacos plásticos, ao passo em que passam a adotar o uso de sacolas de tecido retornáveis e embalagens ecologicamente corretas. Os sacos plásticos recolhidos são encaminhados para centros de reciclagem onde o material é processado para uso na produção de novos produtos feitos com o plástico reprocessado.

Empresas que produzem produtos plásticos também se envolvem na tarefa de gerenciamento de resíduos de plástico. Isso muitas vezes se concentra em encontrar maneiras de reciclar ou reutilizar o excesso de material que é descartado quando unidades de mercadorias diversas são produzidas. Estes restos de plástico pode muitas vezes ser coletados através de programas internos de reciclagem com o intuito de criar outros produtos para venda. Esta abordagem não só impede a eliminação dos materiais usados em um aterro sanitário, mas também permite à empresa reduzir os custos reais associados com a fabricação de cada nova unidade de sua linha de produtos.

resíduos de plásticoEm alguns casos, muitas empresas contam com os serviços de outras empresas terceirizadas que atuam com o trabalho de gestão de resíduos de plástico. A contratação de uma empresa de gestão de resíduos torna possível as tarefas de coleta e reaproveitamento de qualquer tipo de resíduo sólido, e tudo isso sem custos adicionais para o contratante. Municípios, por vezes, trabalhar com empresas que mantêm o foco em gestão de descarte de resíduos na criação de programas de reciclagem de plástico, o que permite que muitas famílias pobres possam se beneficiar disso, especialmente as cooperativas que atuam em conjunto durante as etapas de coleta de lixo e reciclagem de produtos.

Qualquer modelo de gestão de resíduos de plástico devem ser realizadas em conformidade com as normas estabelecidas pelos governos locais, estaduais e federal. Isso inclui o uso de métodos de reciclagem que são considerados ambientalmente amigáveis, e que não são susceptíveis de provocar riscos à saúde dos indivíduos que vivem e trabalham na comunidade. Uma vez que os regulamentos sobre a reciclagem variam um pouco de uma jurisdição a outra, é importante determinar o que é e não é permitido antes de estabelecer qualquer tipo de programa para lidar com resíduos plásticos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente