O que são fluidos de usinagemAlgumas técnicas de metalurgia promovem uma grande quantidade de atrito e de subprodutos metálicos. Para evitar esses problemas, os fluidos de usinagem, feitos de várias substâncias, são utilizados para lubrificar as peças de trabalho e limpar o metal durante estes processos. Entre os métodos de usinagem no setor metal mecânico que mais requerem o uso dos fluidos de usinagem, especialmente em processos abrasivos, está a moagem.

Os tipos de fluidos de usinagem podem ser líquidos ou em forma de graxa, sendo produzidos à base de petróleo, à base de água e de materiais sintéticos. Por causa da composição da substância, há muitos problemas de saúde associados ao uso de tais suprimentos. É exatamente por esse motivo que os trabalhadores devem tomar as precauções relacionadas com a segurança e com o manuseio de tal produto.

Os fluidos líquidos para usinagem são usados durante a usinagem de acordo com algumas finalidades. Muitos dos processos de usinagem geram calor imenso entre a ferramenta de corte e a peça metálica a ser trabalhada, e esses fluidos servem para arrefecer a peça de trabalho e a ferramenta de corte. Outra vantagem deste processo é que tanto as ferramentas de corte quanto as peças tornam-se lubrificadas. Um fluido também pode ser usado para limpar as peças de metal usinadas já finalizadas.

Muitos dos processos associados à metalurgia exigem o emprego de produtos fluidos de usinagem, como graxas e lubrificantes, especialmente em máquinas de alto volume ou alta velocidade. Na metalurgia CNC, em que um computador controla a ferramenta de corte, normalmente os fluidos são aplicados em processos como torneamento, em retíficas e na serragem.

Fluidos de usinagem A exposição aos fluidos de usinagem é potencialmente perigosa por algumas razões. Os produtos químicos e compostos orgânicos utilizados podem ser contaminados e também podem conter pequenos pedaços de metal. O contato deste material com a pele causa irritação, erupções cutâneas e problemas de pele mais graves. Além disso, se um fluido se mistura com os vapores liberados durante o processo de usinagem, é possível inalar o líquido, levando a complicações respiratórias. A contaminação também pode ocorrer durante o armazenamento, e os líquidos devem ser armazenados de acordo com as instruções do fabricante.

Cabe lembrar que fluidos sólidos de usinagem usados e contaminados geralmente oferecem perigo aos equipamentos de usinagem e devem ser manipulados com segurança. A maioria dos fabricantes inclui instruções de manuseio, e algumas organizações ainda fornecem instruções mais abrangentes, como o incentivo ao uso de luvas, máscaras de filtro químico e vestuário de proteção, que são equipamentos de proteção individual básicos de segurança do trabalho .

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais