Usos da espuma de célula fechadaA espuma de célula fechada é um material forte e flexível, composto de poros internos, ou células, que se mantêm unidas, mas não estão conectadas. Sua estrutura pode ser comparada a uma rede cheia de balões, na qual os balões são presos firmemente uns contra os outros, mas não estão interligados. O tipo de espuma de célula fechada é um material versátil que pode ser com diversas finalidades, desde artesanato até a construção civil. Os principais tipos básicos de espuma de célula fechada são feitos de polietileno, isopor ™, Volara ®, Minicel ®, neoprene.

Todos os tipos de espuma de célula fechada são conhecidos por sua alta integridade estrutural, alta resistência à compressão e baixa absorção de umidade. É leve, flexível e firme, e resiste à maioria dos solventes e produtos químicos, bem como fungos e mofo. Durável o suficiente para suportar uma grande quantidade de pressão sem distorção importante, é mais forte do que a espuma de células aberta, mas também exige mais material, o que torna este tipo de espuma industrial mais caro.

Forte e resistente, a espuma de polietileno é vendida frequentemente como folhas de espuma de célula fechada. É usada como isolante térmico visando à absorção de choque, além de ser um ótimo produto para amortecer o som. O tipo de espuma de polietileno é muito encontrado em dispositivos de flutuação e outros equipamentos náuticos.

O poliestireno, também chamados de isopor ™, é uma espuma leve e fácil de trabalhar. É usado na construção como isolante por causa de sua resistência quase total à umidade, ao vapor e ao mofo. A espuma de poliestireno de célula fechada é também uma escolha popular para a produção de materiais de embalagem.

Espuma de poliestireno de célula fechada Volara ® é uma espuma fina, com tem uma consistência lisa e baixa absorção de água e de transmissão de vapor. É geralmente encontrada em geladeiras e freezers, ou aplicada como material de preenchimento em outros objetos. Também tem sido utilizada com grande sucesso na indústria automobilística.

A Minicel ® é uma espuma espessa de células fechadas que é comumente utilizada para absorção de choque e estofamento, e pode ser utilizada também como acessório de amortecimento em equipamentos esportivos, como capacetes de futebol. Esse suprimento também é aproveitado em equipamentos de flotação e assentos de avião.

O neoprene é usado na produção de uma esponja de borracha flexível e durável, oferecendo isolamento em relação ao calor, ao frio e à umidade. O neoprene também pode resistir a avarias causadas pela água, juntamente com a luz solar, oxidação e lubrificantes.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais