O que é um tanque de aeraçãoUm tanque de aeração é um compartimento onde um líquido é mantido com a finalidade de aumentar a quantidade de ar dentro dele. Normalmente, esses tipos de tanques de aeração são empregados em plantas de tratamento de águas residuais, uma vez que a alta concentração de oxigênio é capaz de elevar a velocidade na qual a água é limpa. Existem dois métodos principais de gaseificar os líquidos: injetando ar no líquido ou forçando líquido através do ar. Ambos os métodos são comuns, mas os tanques de aeração são muito diferentes para cada tipo de método de aeração da água.

Nas estações de tratamento e recuperação de águas residuais, a água é misturada com agentes biológicos e, em seguida, é arejada dentro do tanque. O aumento do oxigênio promove o crescimento de material biológico benéfico. Este material irá consumir todos os resíduos indesejáveis existentes na água. Finalmente, o material benéfico irá crescer devido ao aumento de oxigênio, o que torna mais fácil a filtragem da água.

tanque de aeraçãoExistem dois tipos principais de tanques de aeração. Um modelo de tanque que injeta ar na água é geralmente muito raso e largo. Por outro lado, os tanques que colocam a água no ar são geralmente altos e ocupam um espaço térreo significativamente menor do que os outros tipos de tanques industriais. Em ambos os casos, os tanques são normalmente abertos ao ar, promovendo a aeração natural adicional.

Estes tanques têm uma característica adicional que não está presente em outros modelos de tanque de aeração. Uma vez que os gases são bombeados para dentro da água através do sistema, os operadores podem alterar a mistura de gases, caso seja necessário. Isto lhes permite adicionar mais oxigênio na água particularmente suja ou outros gases para outros fins.

Um tanque de aeração de água através do ar é um pouco mais complicado. Estes equipamentos têm um tubo de coluna instalado através do centro do tanque. No topo da coluna fica um pulverizador em forma de cone. A água do tanque é bombeada para cima da coluna, onde atinge o pulverizador. O cone divide o líquido em fluxos de baixo nível e em neblina. Como esta água rebate contra os lados do tanque e no ar, ele absorve uma grande quantidade de ar adicional antes de cair de volta para o tanque.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos