Como escolher materiais de construção recicladosOs materiais de construção reciclados ajudam a reduzir o impacto ambiental dos projetos de construção civil quando eles são escolhidos de forma inteligente, levando em conta o uso dos recursos envolvidos na sua produção e sua composição. Em diversas cidades brasileiras há comunidades e cooperativas que possuem instalações para lidar com os materiais reaproveitados e reciclados. Além dessas cooperativas sem fins lucrativos, existem também inúmeras empresas que se especializaram no ramo de reciclagem de materiais de construção.

Para saber como escolher materiais de construção reciclados é importante distinguir entre materiais reciclados e recuperados. Os tipos de materiais de construção reciclados são feitos com algum percentual de matéria-prima pós-consumo e podem incluir vidro, produtos de madeira, cerâmica e assim por diante. Já os materiais recuperados são materiais usados que foram retirados durante o processo de demolição na construção e outras atividades, e que são vendidos para reutilização. É possível usar uma mistura de materiais reciclados e recuperados, dependendo da necessidade.

materiais de construção recicladosUma questão a considerar ao avaliar certos materiais de construção reciclados para a compra é a porcentagem de material reciclado. Se, por exemplo, um proprietário quer usar papel de parede feita com fibras recicladas, há uma diferença significativa entre um produto com 5% de conteúdo pós-consumo e uma feita com 45%. Para materiais como a madeira, muito aproveitada na construção civil e em determinados projetos de engenharia e arquitetura, pode ser possível atingir uma percentagem muito elevada de conteúdo reciclado.

Outra questão é o trabalho aplicado no processo de reciclagem. Se os materiais precisam ser transportados por grandes distâncias e devem ser fortemente processados antes que possam ser usados para fazer materiais de construção reciclados, então, eles podem não ser ambientalmente amigáveis.

O transporte dos materiais de construção reciclados também pode ser um fator essencial na hora de optar pela compra desses produtos. As longas distâncias percorridas acabam tendo um impacto ambiental negativo por causa das emissões de carbono, e isso pode ser possível comprar uma alternativa mais ecológica.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil