Como usar uma fresadora verticalUma fresadora vertical é um equipamento de fresagem de grande porte usado para fins de corte e de perfuração de um material, geralmente o metal. A ferramenta de fresagem pode cortar o metal, fazer perfurações, acabamento nas bordas e criar entalhes no material para que a peça pode ser acoplada a outras peças. Existem dois principais tipos de ferramentas de moagem: fresadora vertical e a fresadora horizontal.

A máquina-ferramenta de usinagem vertical, independentemente da subcategoria, refere-se a uma ferramenta de fresagem em que a peça de corte é disposta sobre uma bancada que se move de acordo com as instruções do operador, de modo que o material pode receber cortes curvos ou diferentes cortes de acabamento.

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia de automação industrial, a maior parte das máquinas-ferramentas de usinagem vertical vem com uma combinação de controles manuais e automáticos. No controle automático, o operador é capaz de alterar a velocidade do mecanismo de corte, bem como de decidir se o cortador deve ir para frente ou para trás e controlar o botão de liga e desliga. Os controles manuais são alavancas que modificam o ângulo de corte e a altura da mesa de corte, ou bancada. Para ajudar na precisão do controle, muitas vezes há um monitor digital que mostra o ângulo exato da mesa, auxiliando os operadores.

Máquina de fresagem verticalHá duas direções de corte diferentes - para cima e para baixo - em uma máquina de fresagem vertical. O corte para cima, ou corte ascendente, é a direção de corte convencional, sendo mais usado em pedaços grossos de metal. Já o corte para baixo, ou corte descendente, é utilizado com menos frequência, contudo, têm muita qualidade de acabamento e precisão. O corte para baixo é perfeito somente para pedaços de metal de menor espessura, já que o uso deste tipo de corte em partes mais espessas podem danificar o cortador.

Em contraste com a fresadora vertical, existem no mercado industrial os modelos de fresadoras horizontais. A unidade de corte está conectada em uma barra horizontal e o cortador se move da esquerda para a direita. Estas unidades são mais adaptadas para produzir as formas laterais acabadas do material, ao invés de fazer pequenas perfurações. A bancada dos tipos de fresadoras horizontais normalmente oferece menos controle do que em uma fresadora vertical.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos