Sistema Usiminas ultrapassa a marca de 400 patentesO compromisso do Sistema Usiminas com a geração de novas soluções tecnológicas para a siderurgia tem rendido bons frutos. O grupo ultrapassou, em 2004, a marca de 400 patentes obtidas ao longo de toda sua história.

Em mais de 40 anos de operação, o Sistema Usiminas contabiliza 652 pedidos de patente solicitados no Brasil e no exterior. Somente para a Usiminas, líder do Sistema, já foram concedidas 298 patentes no Brasil pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e 23 no exterior. A Cosipa, principal empresa controlada, já obteve 85 e a Usiminas Mecânica, uma.

Os índices positivos são o resultado do constante incentivo do Sistema Usiminas para que seus empregados inovem, desenvolvendo internamente novas tecnologias e aperfeiçoando aquelas que foram adquiridas. Há um ganho significativo da eficácia operacional e da obtenção de condições de trabalho mais seguras para as empresas do Sistema. Além disso, são gerados novos negócios, seja através do licenciamento de patentes a outras empresas ou através da assistência técnica prestada a terceiros para a transferência da tecnologia desenvolvida.

Sistema

O Sistema Usiminas é o maior produtor de aços planos da América Latina e um dos 20 maiores do mundo. Sempre dentro de seu foco – o aço – o Sistema Usiminas tem suas principais forças produtivas nas siderúrgicas Usiminas e Cosipa, mas mantém participação (tanto em empresas controladas como coligadas) em setores estratégicos, como logística (Usifast, MRS Logística e os terminais portuários de Praia Mole-ES e Cubatão-SP), estamparia e bens de capital (Usiminas Mecânica e Usiparts) e distribuição e serviços (Fasal, Rio Negro, Dufer, Usial, Usiroll e Unigal). Está presente também, com participação acionária, nas siderúrgicas Siderar (Argentina) e Sidor (Venezuela).

Autor(es): Usiminas

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas