Sistemas de automação predialNas construções e edificações mais modernas, os engenheiros já projetam as casas e grandes prédios comerciais e residenciais com sistemas de automação predial que são destinados a controlar o acesso ao edifício, bem como monitora os sistemas de aquecimento, ventilação e de segurança. Este tipo de sistema informatizado e automatizado na construção civil tem se tornado cada vez mais popular conforme a tecnologia de automação foi sendo desenvolvida ao longo dos últimos anos. Estes sistemas informatizados são necessários para efetivamente gerenciar e dar suporte ao complexo funcionamento de segurança em edifícios modernos.

A implantação de sistemas de automação predial geralmente é muito onerosa e, normalmente, esses sistemas são instalados como parte da construção original ou durante os trabalhos de manutenção e de reparos de um edifício já existente. Localizados em complexos de escritórios ou fábricas, estes sistemas de construção automatizados são necessários para grandes espaços, no entanto, podem ser aproveitados em prédios de escritórios residenciais ou de médio porte.

O controle e o monitoramento de acesso aos edifícios é um aspecto importante dentro dos modelos de sistemas de automação predial. O operador do sistema pode criar perfis de usuários que controlam o acesso às diferentes áreas do edifício, mesmo limitando o acesso a horários específicos. Os funcionários são obrigados a usar um cartão de identificação único, com código ou outro método para ter acesso ao edifício, e estes identificadores são geridos pelo próprio operador do edifício, oferecendo mais segurança aos moradores ou trabalhadores. Nesse caso, diversos equipamentos automatizados de segurança, como portões e câmeras de vídeo, além de cercas elétricas, são todos integrados de modo a facilitar a gestão da segurança no espaço.

Em ambientes mais espaçosos, os sistemas de circulação de aquecimento e de ventilação são muito mais complexos, contudo, podem ser geridos por meio da construção de sistemas de automação, em vez de uma série de sistemas separados. Diversos termostatos estão localizados em várias áreas da instalação, e todos os dados são inseridos no sistema. A informação é exibida ao operador do sistema, que pode ajustar o fluxo de ar e as configurações para garantir que a temperatura esteja correta em todos os andares do prédio.

automação predialOs softwares de segurança da grande maioria dos sistemas de automação predial inclui a integração de sensores de contato, câmeras e ferramentas de gravação de dados usadas para fornecer as informações necessárias aos funcionários. O processo de integração do software em sistemas de automação predial por vezes é bastante complexo, e requer a cooperação de uma equipe de especialistas.

Há várias grandes empresas que oferecem sistemas de automação predial. Mas, na maioria dos casos, estes tipos de sistemas de automação são muito caros para comprar, instalar e operar. Durante o processo de seleção, é aconselhável anotar todas as funcionalidades que o sistema deve ter. Esta lista deve apontar, pelo menos, três empresas diferentes, e também é aconselhável obter cotações para a compra, a instalação e a manutenção deste tipo de sistema.

Um número crescente de empresas terceirizadas oferece serviços de manutenção para as construções que contam com algum tipo de sistema de automação predial. Em muitos casos, os custos para este tipo de serviço é significativamente menor do que o contrato de serviço do fornecedor de equipamentos. No entanto, é preciso, antes de contratar um serviço terceirizado, pesquisar todas as opções antes de assinar um contrato ou acordo, especialmente se for de longo prazo.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial