Separadores de ciclone removem poluentes do arSeparadores de ciclone são dispositivos utilizados para remoção de poluentes do ar, do gás natural ou mesmo da água. Equipamentos deste tipo não dependem de produtos químicos ou agentes de limpeza para realizar essa tarefa. Em vez disso, um separador de ciclone faz uso da força centrífuga para separar as partículas da matéria principal. Os projetos para os modelos de equipamentos classificados como máquinas de separação de ciclone variam, dependendo do tipo de matéria que deve ser separado, e da quantidade de materiais que devem passar por esse processo.

Enquanto os projetos irão variar, um separador de ciclone típico incluirá uma câmara que conhecida como um ciclone. Muitas vezes, o ciclone possui a forma de um cilindro, ou se assemelha a um cone. Com base neste design cônico, o ar ou o gás normalmente se move através do dispositivo, de modo que o ar entra pela extremidade maior e é expulso através de um canal, saindo pela extremidade menor e mais cônica. Ao mesmo tempo, a câmara está girando a uma velocidade controlada, efetivamente prendendo os contaminantes no cilindro ou cone. O resultado final é que a água, ar ou gás que passa através do equipamento é purificado e pode ser utilizado para outros fins.

Separador de cicloneExistem diferentes tipos de equipamento separador de ciclone projetados para inúmeros processos de purificação. Um ciclone separador de pó é útil na remoção de partículas de poeira a partir de gases ou do ar. A percentagem de purificação que é realizada geralmente depende da natureza dos contaminantes, da eficiência do separador individual e do volume de materiais que devem ser processados.

Um dos exemplos clássicos de um separador de ciclone é encontrado em serrarias. Estes equipamentos maiores são utilizados para remover quaisquer partículas de serragem que ficam no ar durante o processamento de madeira bruta e outros materiais de construção. Dispositivos semelhantes são por vezes utilizados em fábricas têxteis, uma vez que qualquer tipo de método de cardação, processo de fiação ou torção poderia contaminar lotes diferentes de material, bem como gerar um impacto negativo sobre a saúde das pessoas que trabalham na área. Há também os separadores de ciclone portáteis, que podem ser transportados sem nenhuma dificuldade, proporcionando ao usuário a capacidade de minimizar a quantidade de partículas estranhas que são produzidas durante o processo normal de respiração.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos