Aplicações do ácido carbônico na indústriaO ácido carbônico é um ácido fraco, criado com base no carbono dióxido de carbono (CO 2) dissolvido em água (H 2 O), resultando na fórmula química H 2 CO 3. Quando o ácido se dissocia, ou gera um íon de hidrogênio, a molécula resultante é chamada de íon bicarbonato. O ácido carbônico aparece com frequência no meio ambiente, podendo ser encontrado, inclusive, em refrigerantes, bebidas, no sangue até mesmo na chuva.

Durante a produção de soda, o dióxido de carbono é dissolvido em água, e esse processo também gera o ácido carbônico. Este ácido, juntamente com o ácido fosfórico e outros ácidos, fornece o gosto azedo em muitas sodas. Este suprimento também fornece uma leve sensação de queimação que uma pessoa sente quando a ingestão de uma bebida gaseificada. Assim, é o ácido carbônico provoca a sensação de frescor das bebidas gaseificadas.

O ácido carbônico desempenha um papel importante em manter o pH do corpo estável. O pH normal dos líquidos corporais é de cerca de 7,4 e deve ser mantido próximo a este valor, para que o organismo funcione corretamente. Se há mudanças de pH, seja para mais ou para menos, as enzimas podem parar de funcionar, os músculos e nervos começam a enfraquecer, e as atividades metabólicas tornam-se prejudicadas. O íon bicarbonato liberado do ácido carbônico serve como um tampão que ajuda a resistir às mudanças no pH. Isso significa que o ácido acaba atuando como um ácido ou uma base.

Ácido carbônico na bebidaOs ácidos são definidos como qualquer substância que libera íons de hidrogênio em soluções. Quando os íons de hidrogênio em excesso se acumulam no corpo, ou seja os fluidos se tornam mais ácidos, então os íons bicarbonato incorporam os íons de hidrogênio extras e mantêm o pH do corpo em um nível normal. Inversamente, se os níveis de íons de hidrogênio caem demasiadamente, os fluidos se tornam muito alcalinos, então os íons bicarbonato liberam íons de hidrogênio, a fim de manter o pH do sangue normal. Este processo também é visto durante o transporte de oxigênio e dióxido de carbono.

O ácido carbônico aparece como uma ocorrência normal na água da chuva. Quando a água da chuva cai através do ar ela absorve dióxido de carbono, produzindo ácido carbônico. Assim, quando a água atinge o solo, tem um pH de cerca de 5,5. Este fato não deve ser confundido com a chuva ácida, que é causada quando ocorrem as emissões de enxofre e óxidos de nitrogênio pela queima de combustíveis fósseis.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais