Benefícios do uso do ácido sulfúrico na indústriaO ácido sulfúrico é um líquido oleoso, incolor e sem odor. É um componente-chave usado contra a proliferação de bactérias nas estações de tratamento de águas residuais, além de ser essencial na produção de minérios e na criação de fertilizantes. Sessenta e cinco por cento de todos os fertilizantes disponíveis no mercado hoje são criados a partir de uma combinação de ácido sulfúrico e outros produtos químicos.

Ele é criado a partir de materiais inorgânicos através de um processo que utiliza um tipo especial de reação química. Mais de cinco mil toneladas de ácido sulfúrico são produzidas anualmente no Brasil pelos principais produtores de ácido sulfúrico, entre eles a Bunge, a Copebras, a Fosfértil, Ultrafertil, CPM, Galvani e Mineira de Metais.

O ácido sulfúrico foi descoberto no século oitavo por um alquimista chamado Jabir Ibn Hayyan. Quando os compostos de enxofre são queimados, o gás dióxido de enxofre é liberado, e quando é aquecido a 450 graus Celsius, esta combinação se transforma em trióxido de enxofre. O trióxido de enxofre, misturado com água, resulta no ácido sulfúrico. Um século mais tarde, Ibn Zakariya al-Razi, um médico e alquimista persa, continuou estudando o ácido e descobriu que este suprimento químico tinha a capacidade de destruir o ferro e o cobre.

Ácido sulfúrico Uma variedade de substâncias pode ser misturada com o ácido sulfúrico a fim de fabricar novos produtos. O enxofre pode ser misturado com formas de alumínio para criar sulfatos de alumínio. Quando os sulfatos de alumínio são combinados com a polpa de madeira, as fibras formadas a partir disso criam o papel. Sulfatos de alumínio misturados com dióxidos produzem uma mistura que filtra as impurezas da água. Estes dióxidos de alumínio são comumente usados em estações de tratamento de água.

O cicloexanona oxima e o ácido sulfúrico se combinam para formar outra substância, a caprolactum. A caprolactum é usada para fabricar o nylon, um tipo de tecido muito aproveitado no setor têxtil. O ácido clorídrico é outra criação derivada do ácido sulfúrico e que é comumente usado atualmente. Além disso, o sódio e os ácidos sulfúricos são mesclados para ajudar a refinar o petróleo e produzir a gasolina.

Devido às propriedades instáveis do ácido, é essencial que os profissionais que lidam com esses produtos, tais como químicos, tenham ciência de que é o ácido sulfúrico que deve ser adicionado à água, e não o contrário. Se a água for despejada no ácido sulfúrico, uma explosão de água fervente volátil pode acontecer. Embora o ácido sulfúrico não seja inflamável, pode criar o gás hidrogênio, que é altamente volátil.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais