Tipos de empilhadeirasA empilhadeira é parte integrante da operação de armazenagem e logística. Os tipos de empilhadeiras são concebidos para levantar e mover cargas pesadas, sendo equipadas com dois grandes braços mecânicos, ou garfos, na parte frontal do equipamento, que deslizam sob o item a ser levantado. Os garfos então levantam a carga na altura necessária. Alguns garfos de empilhadeiras podem ser ajustados ou ampliados, quando necessário. Os diversos modelos de empilhadeiras são mais frequentemente usados para mover materiais dentro de armazéns, fábricas e construções, mas alguns são aproveitados para transportar móveis pesados quando se deslocam em empresas ou residências.

Empilhadeiras de combustão interna

As empilhadeiras de combustão interna recebem esse nome exatamente porque são operadas por meio de combustão interna, e são próprias para operação ao ar livre, devido ao escape de gases que ocorre durante a combustão. Essas empilhadeiras são movidas a gasolina, óleo diesel, gás natural comprimido ou gás propano líquido. As empilhadeiras modernas normalmente são capazes de elevar cargas com pesos que chegam até duas toneladas. Os tipos de empilhadeiras movidos a gás podem levantar cargas maiores do que os modelos elétricos, e elas trabalham bem em todos os tipos de clima.

Empilhadeiras elétricas

Os modelos de empilhadeiras elétricas são alimentados por baterias armazenadas, que exigem um carregamento frequente para fins de operação. Essas empilhadeiras são melhores para uso interno em áreas onde a ventilação não é grande e os agentes poluentes, normalmente, ficariam retidos. As empilhadeiras elétricas possuem menor custo do que as empilhadeiras movidas à gasolina e são muito mais silenciosas também. A aceleração em modelos elétricos de empilhadeiras é maior do que a aceleração em empilhadeiras a gás, e a vida útil da bateria pode não permanecer constante. A capacidade de elevação chega até cerca de uma tonelada.

Empilhadeiras elétricasEmpilhadeiras manuais

Essas empilhadeiras manuais e que, portanto, não são motorizadas, são unidades muito simples que consistem de uma alavanca para empurrar a direção, lâminas ajustáveis e uma bomba de pressão ligada à alavanca para levantar e abaixar os garfos. Estes equipamentos servem estritamente para carregar poucas unidades, pois são capazes de levantar cargas a apenas alguns centímetros acima do chão. As empilhadeiras são dependentes da força e da habilidade do usuário, e são encontradas principalmente em empresas e lojas especializadas.

Regras de segurança para uso de empilhadeiras

Existem regras de segurança que devem ser respeitadas quando se utiliza empilhadeiras. De acordo com as normas de segurança (NR 11), todos os operadores devem ser treinados e certificados, e os operadores com idade inferior a 18 anos estão proibidos de operar este tipo de equipamento pesado.

Saiba mais sobre empilhadeiras

empilhadeira pneumática
empilhadeiras usadas
aluguel de empilhadeiras
empilhadeira de contrapeso
empilhadeiras para container

Empilhadeira pneumática

Os tipos de empilhadeiras pneumáticas são equipamentos movidos à energia pneumática, ou seja, por sistemas de pressão de ar. Estes tipos de equipamentos são essenciais no setor de armazenagem e logística, nos canteiros de obras da construção civil e nas áreas de mineração, mas também são de grande serventia às empresas de transportes.

Empilhadeiras usadas

As empilhadeiras usadas são normalmente mais baratas em termos de investimentos se comparadas às empilhadeiras novas. Desde que ainda estejam em bom estado de conservação, essas máquinas podem ajudar bastante diversos setores da indústria. Mas para isso, a manutenção em empilhadeiras usadas é algo extremamente necessário, porque o tempo de uso já é um fator determinante para que o equipamento venha a falhar.

Aluguel de empilhadeiras

Para muitas empresas, investir na compra de empilhadeiras novas não é algo muito vantajoso, uma vez que são equipamentos que custam caro, necessitam de manutenção, mas não podem não ser aproveitados com certa freqüência. Nesse caso, a locação de empilhadeiras novas e usadas pode ser a melhor solução, pois além de ser menos dispendioso, as empresas de locação é que se responsabilizam ela manutenção dos equipamentos pesados.

Empilhadeira de contrapeso

Um tipo de empilhadeira de contrapeso é um equipamento que aproveita um contrapeso grande a fim de compensar o peso levantado pelas forquilhas. A empilhadora utiliza um peso de ferro fundido pesado ligado à parte traseira da máquina e utilizará a bateria de um elevador elétrico, como parte do sistema de contrapeso. Nas versões maiores da empilhadeira de contrapeso, pneus traseiros de borracha macia são geralmente preenchidos com cloreto, um tipo de água salgada, para adicionar carga à parte traseira do equipamento.

Empilhadeiras para container

As empilhadeiras para mover container são equipamentos de grande porte, que podem ser elétricos, hidráulicos, pneumáticos e mecânicos, usados para mover grandes contentores de cargas em pátios de armazenagem e logística, área portuária e retroportuária. Além de elevar os contêineres, estas empilhadeiras também movem os contentores a longas distâncias, descarregando até os caminhões, navios ou vagões.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos