Segurança em manutenção de máquinas industriais

Segurança em manutenção de máquinas industriaisA manutenção em máquinas industriais geralmente envolve trabalho em uma fábrica ou construção, com uma demanda alta, especialmente na área de montagem. Em termos de segurança em manutenção de máquinas industriais, os requisitos de formação específica do profissional a realizar a manutenção, os procedimentos de inspeção e as regras de segurança associados a este trabalho podem variar um pouco de acordo com o setor e a empresa, mas de modo geral, todas as empresas devem obedecer às normas regulamentadoras.

Os procedimentos para proteções das máquinas industriais devem ser utilizados por qualquer empresa ou organização que lide com qualquer tipo de máquina, incluindo compressores, tornos, bombas, prensas, retíficas, vasos de pressão e caldeiras, entre outros tipos de equipamentos. Embora os procedimentos possam variar de empresa para empresa, inclusive levando em consideração as especificações de manutenção e cada fabricante, existem alguns procedimentos básicos comuns adotados por todas as companhias. O responsável pelo funcionamento da máquina, seja direta ou indiretamente, deve entender e seguir estes procedimentos de segurança para sua própria proteção.

Deveres e responsabilidades

As pessoas envolvidas na manutenção de máquinas industriais dão assistência e apoio aos serviços mecânicos em máquinas industriais. Isso pode incluir a garantia de que as máquinas funcionarão corretamente e proporcionar medidas elementares preventivas, como a realização de testes simples, fazer reparos e manutenção de equipamentos básicos.

Nenhum indivíduo deverá fazer alterações ou adulterações nos protetores de uma máquina. Estes protetores devem estar na posição correta e ligados à máquina, se necessário. Eles não devem estar interferindo em qualquer outra operação. As máquinas que estiverem localizadas em uma área devem estar bem presas ao chão. As máquinas devem ser inspecionadas regularmente antes de cada utilização.

Os funcionários e outros operadores do equipamentos são responsáveis pela sua ordem e funcionamento. Deve ser relatada imediatamente ao supervisor qualquer falha que possa ocorrer nas áreas de proteção de uma máquina. Nenhum equipamento deve ser manuseado caso seja constatado que seus equipamentos de proteção não estejam instalados, inclusive o funcionário deverá utilizar roupa protetora adequada se o manuseio da máquina assim o exigir.

Segurança em manutenção Diretrizes e procedimentos de segurança em manutenção

Todos os departamentos envolvidos na operação dos equipamentos devem ter uma cópia dos procedimentos e instruções de uso das máquinas, incluindo as regras de manuseio com segurança. Todas as inspeções e os resultados destas inspeções devem ser registrados de acordo com as orientações fornecidas, e deve haver uma lista de orientações de verificações previstas.

Também deve haver regras previstas na maneira como os turnos de trabalho são alterados ou como a ausência de uma mudança é administrada. Os procedimentos de segurança que estão incluídos nas orientações devem instruir a forma de inspeção e manutenção de máquinas, como se preparar para situações de emergência ou exercícios práticos de emergência, como conduzir os controles de testes, entre outros procedimentos. Todos os procedimentos de segurança e outras políticas sobre proteção de máquinas são revistos por um profissional especialista em saúde e segurança do trabalho a cada ano.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password