Sistemas de purificação de água e óleo

Sistemas de purificação de água e óleoOs sistemas de purificação de água e óleo são importantes nos sistemas hidráulicos, pois os fluidos contaminados pelo ar, água ou sólidos acabam por criar muitos problemas dispendiosos. A água contaminada com óleo vai, literalmente, atacar o sistema, causando a ineficiência do fluido, reduzindo a espessura do filme lubrificante, gerando corrosão e entupimento de componentes a partir de fontes, tais como cristais de gelo formados em baixas temperaturas. O ar retido no óleo lubrificante causa danos tanto ao próprio fluido quanto aos componentes do sistema, além de provocar variações na pressão do sistema, erosão e cavitação da bomba.

E, assim como a água, a presença de ar no óleo pode acelerar a oxidação do óleo hidráulico e do lubrificante. A contaminação por partículas é tão prejudicial ao óleo que pode culminar em diversos problemas em outros sistemas, máquinas e linhas inteiras de transmissão de fluidos. Eventualmente, a contaminação do sistema, causada por água, ar ou sólidos, resultará em menor desempenho ou falha do componente, e quando este problema não é tratado, fará com que o sistema tenha seu funcionamento interrompido abruptamente. A solução? Manter a limpeza do fluido na forma ideal com um sistema de purificação de óleo.

As vantagens de se fazer a manutenção e a limpeza dos fluidos são significativas. A manutenção ideal prolonga a vida útil do fluido, o que irá reduzir drasticamente a frequência das substituições de óleo. Fatores como desempenho também serão melhorados, resultando em menos atrasos operacionais, maior confiabilidade e melhor resposta do equipamento. Além disso, os fluidos limpos reduzem o desgaste e, portanto, exigem mudanças de componentes menos frequentes. Isto também elimina a necessidade de armazenar um grande estoque de peças pequenas e de fluidos.

Operacionalmente, os benefícios de limpeza do fluido são substanciais. Igualmente importante, contudo, é seu impacto sobre o meio ambiente. A acumulação de quantidades de resíduos é minimizada através da extensão do ciclo de vida do fluido lubrificante, ou ainda da eliminação dos resíduos no meio ambiente através da reutilização / reciclagem. Os riscos e custos associados com a disposição são drasticamente reduzidos.

Sistema de purificação de óleoSistema de separação de efluentes por gravidade

Antes de se fazer a purificação de óleo, é necessário, muitas vezes, executar a separação do óleo, da água e de outro fluido qualquer. Os sistemas de separação por gravidade são normalmente considerados muito simples. Entretanto, vários fatores que poderiam afetar a segurança, a eficiência e a boa gestão devem ser cuidadosamente considerados antes da instalação ou modificação de qualquer separador de água e óleo ou sistema de separação.

Sistemas de separação de efluentes por gravidade são dispositivos de separação projetados com base na Lei de Stokes para definir a velocidade de crescimento de gotículas de óleo, levando em conta sua densidade e tamanho. O design dos sistemas de separação de efluentes por gravidade considera a diferença entre o peso específico dos hidrocarbonetos e das águas residuais, porque a diferença é muito menor do que a diferença entre o peso específico de sólidos suspensos e água. O propósito desse tipo de sistema de separação é recuperar os hidrocarbonetos segregados.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password