Segurança: Vazamento químicoUm vazamento químico é uma situação em que um produto químico é liberado acidentalmente. No caso de produtos químicos não-tóxicos, lidar com um vazamento geralmente é muito simples, já que o escape de produtos é de fácil contenção e o produto vazado só precisa ser limpo. No entanto, os derrames de produtos químicos tóxicos representam um problema mais sério, especialmente no caso de vazamentos de múltiplas substâncias químicas que podem reagir entre si. Muitos países têm leis específicas relativas aos derramamentos de substâncias químicas em larga escala, como no caso de liberação de substâncias químicas de um tanque químico danificado.

Há uma série de fatores que pode desencadear um vazamento químico e comprometer segurança de toda a planta industrial ou de um pequeno laboratório. No caso de um laboratório, a queda de um recipiente contendo produtos, uma peça de equipamento com defeito ou uma carga de produtos químicos mal manipulada podem gerar um vazamento grave.

Em maior escala, os produtos químicos podem ser derramados durante ações mais complexas, de manutenção de equipamentos ou no decorrer das operações de certas máquinas de grande porte. As fábricas de produtos químicos também são passíveis de produzir um vazamento químico em decorrência de procedimentos de segurança imperfeitos, acidentes por falta de treinamento adequado dos funcionários ou, ainda, por movimentação e inadequada de produtos químicos.

Derramamento químicoQuando ocorre um derramamento químico, o primeiro passo para resolver o incidente é determinar quais produtos químicos estão envolvidos, de modo que os responsáveis pela limpeza saibam o quão perigoso é o produto químico, e que tipo de precauções devem ser tomadas em detrimento do ocorrido. O próximo passo é uma tentativa de neutralizar o derramamento de modo que seja seguro continuar trabalhando no local, e isolar as pessoas que foram expostas ao derramamento para que sejam descontaminadas e avaliadas clinicamente.

Após essas questões imediatas serem tratadas, outras mais complexas precisam ser avaliadas e colocadas em um planejamento que abrange medidas rigorosas de segurança. Por exemplo, um vazamento poderia contaminar uma hidrovia, exigindo a prestação de abastecimento de água até que a hidrovia tenha sido limpa. Uma vez que o vazamento foi controlado, uma reunião pode ser realizada para discutir o que causou o vazamento, e como ela pode ser prevenida no futuro.

Derrames de produtos químicos em larga escala exigem uma resposta muito maior, devido a preocupações sobre o potencial de liberação dos produtos químicos no meio ambiente. Um acidente químico ou derramamento poderia matar ou ferir gravemente centenas ou milhares de pessoas e animais. Respostas rápidas a grandes derramamentos incluem planos de evacuação e a utilização de equipes de limpeza especializadas, que muitas vezes consistem em funcionários do governo que são treinados para lidar com vazamentos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho