O que é separação eletrostáticaA separação eletrostática é um processo que utiliza cargas eletrostáticas para separar partículas de material triturado. Considerado, um processo industrial utilizado para separar grandes quantidades de partículas de material, a separação eletrostática é mais frequentemente usada no processo de classificação de minérios. Este processo pode ajudar a remover material valioso do minério, ou ele pode auxiliar a remover materiais estranhos para purificar uma substância.

Na mineração, o processo de esmagamento de minérios em partículas com a finalidade de separar os minerais é chamado de beneficiamento. No geral, as cargas eletrostáticas são usadas para atrair ou repelir materiais diferentes. Quando este tipo de beneficiamento usa a força de repulsão, é normalmente empregado para mudar a trajetória de queda de objetos para classificá-los em lugares diferentes.

Carga é a medida da corrente elétrica que flui através de um objeto. A carga pode ser positiva ou negativa - objetos com uma carga positiva repelem outros objetos com carga positiva, provocando o afastamento um do outro, enquanto um objeto com carga positiva atrairia um objeto carregado negativamente, causando a reunião dos dois objetos. Cargas eletrostáticas são associadas à eletricidade estática. Geralmente, as cargas eletrostáticas podem acumular-se por fricção e podem ser observadas quando um balão atrai o cabelo de uma pessoa depois que o balão é friccionado contra o cabelo.

Separador eletrostáticoExperimentos mostrando a classificação eletrostática em ação ajudam a tornar o processo mais claro. Para expor a separação eletrostática em casa, um experimento pode ser realizado utilizando o amendoim ainda com casca. Quando as cascas são friccionadas fora do amendoim e delicadamente feitas em pedaços, um dispositivo eletrostaticamente carregado, como um pente, esfregado rapidamente contra uma camisola de lã, por exemplo, vai atrair as cascas de amendoim com base na eletricidade estática. As cascas leves que são esmagadas com cargas opostas facilmente afastam-se das partes comestíveis do amendoim quando o pente é passado nas proximidades.

A separação eletrostática de condutores é um método de beneficiamento; outro método de beneficiamento comum é o beneficiamento magnético. O método de separação eletrostática é uma técnica de classificação preferencial quando se trata de separar condutores da separação eletrostática não-condutores. O beneficiamento eletrostático é eficaz para a remoção de partículas, tais como cinza de minas de carvão, enquanto as funções de separação magnética servem a fim de remover os minérios de ferro magnéticos dos depósitos de argila na terra.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Mineração
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Mineração