Equipamentos de perfuração a laserA perfuração a laser é o processo de abertura de orifícios usando feixes de laser, que podem ser aplicados na superfície metálica com uso de equipamentos de perfuração a laser. Este trabalho é feito em pequena escala, como no caso de pequenas perfurações em peças de máquinas, ou em maior escala, com perfurações maiores em materiais que não se enquadrariam bem com outras técnicas de perfuração normais.

Os equipamentos a laser são dispositivos que geram feixes de luz poderosos pela concentração de fótons altamente energizados. Esses feixes de luz são capazes de vaporizar os materiais, permitindo também focalizar o ponto de perfuração com muita precisão. Muitas máquinas de corte e perfuração trabalham com sistemas CNC, facilitando as operações por meio automatizado, em que o operador consegue controlar melhor a angulação de corte e de perfuração.

Os equipamentos de laser modernos concentram grandes quantidades de energia na forma de feixes de luz. Esses feixes de luz geralmente não são visíveis no ar, mas apenas quando atingem algum tipo de matéria. A poeira ou mesmo o vapor de água no ar, na forma de neblina, podem tornar o laser visível. Esses feixes são visíveis como um ponto de luz, assim que se encontram com a matéria sólida.

perfuração a laserSe o laser é potente o suficiente, pode causar o aquecimento do metal ou outro material a ser cortado ou perfurado, e quando os lasers muito fortes estão focados em um material, eles geram calor o bastante para derreter o ponto ou até mesmo vaporizar o material em uma determinada área. O uso do laser desta forma permite executar os trabalhos de forma rápida e eficiente, sem aplicação de brocas ou meios mecânicos.

Os processos de usinagem se beneficiam muito deste método. Por exemplo, a perfuração a laser permite a criação de furos muito pequenos em ângulos com grande precisão e em materiais muito duros, como o titânio, que pode ser difícil de atingir com as técnicas de perfuração mecânica. Este tipo de perfuração a laser é frequentemente utilizado na indústria aeronáutica.

Acredita-se que equipamentos de laser mais pesados e potentes podem ser aproveitados para perfurar a terra também, especialmente nos trabalhos de mineração ou de construção civil. Pesquisadores estão desenvolvendo lasers deste tipo que serão destinados à mineração e à extração de petróleo bruto. Alguns tipos de máquinas de perfuração a laser conseguem perfurar as rochas muito rapidamente e aumentar significativamente a precisão e a rapidez deste tipo de perfuração em relação aos métodos tradicionais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos