Como funciona um detector de metaisExistem três tipos de detectores de metal com base em sua tecnologia de detecção. Estes são:

* Detectores de frequência muito baixa (VLF)
* Detectores de indução de impulso
* Detectores de oscilação de frequência de batimento (BFO)

Detectores de freqüência muito baixa (VLF)

Esta é provavelmente a tecnologia de detecção mais popular em uso hoje. Em um detector de metal VLF, existem duas bobinas distintas:

- Bobina de transmissão - é um enrolamento de bobina externa, com uma bobina de fio dentro. Uma corrente elétrica que muda de direção (milhares de vezes por segundo) é enviada por este fio. A frequência da unidade depende da taxa de mudanças de direção da corrente.

- Bobina de recepção - Este enrolamento interno contém outra bobina de fio. Este fio funciona como uma antena para captar e amplificar frequências vindas de objetos alvo no chão.

A corrente alternada que se desloca através da bobina transmissora cria um campo eletromagnético. A polaridade do campo magnético é perpendicular à bobina de fio. Cada vez que há mudanças de direção atual, a polaridade do campo magnético muda. Isto significa que se a bobina de fio está paralela ao chão, o campo magnético está constantemente penetrando dentro e fora da terra.

Detector de metaisUm tipo de detector de metais diferente, mas mais moderno, usa uma tecnologia chamada de indução de pulso. Estes modelos de detector de metais agem com um pulso eletromagnético de grande porte, e observa o tempo que leva para a tensão diminuir a níveis ambientais. Se houver um objeto condutor debaixo do chão, ele vai demorar mais tempo para ter sua tensão reduzida. É um pequeno efeito, mas os sensores modernos podem captá-lo bem. Esta técnica tem algumas vantagens sobre os modelos de detectores de metais convencionais, tais como a capacidade de detectar objetos sob solos altamente mineralizados, tais como a "areia preta".

As aplicações de detectores de metal são numerosas e geralmente bem conhecidas. Talvez a aplicação mais importante para qualquer equipamento detector de metais é localizar minas ou engenhos explosivos improvisados enterrados logo abaixo da superfície da terra. Em alguns países onde existem minas de guerras antigas, como no caso do Vietnã, as pessoas são aconselhadas a usar detectores de metal ao andar por áreas desconhecidas, já que a presença de minas terrestres é um grande risco para a população.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos